top of page
Logo 2021 Transparente.png

Schalke 04 e seus primórdios

Conheça um pouco sobre tudo o que permeava o início do clube azul real


Fonte da imagem:


Formado por operários da cidade de Gelsenkirchen no ano de 1904. Esse pode ser o resumo da fundação do glorioso clube azul real. Localizada na região de Münster, na Renânia do Norte-Vestfália, Gelsenkirchen é uma das cidades do importante Vale do Ruhr, a região metropolitana mais populosa da Alemanha.


A cidade de Gelsenkirchen foi palco de um boom populacional por conta do ingresso de imigrantes em busca de trabalho. Passou de 37 mil habitantes em 1900, pessoas que já estavam na cidade e região, para 170 mil em 1910. Junto a isso, o Schalke 04 também cresceu em número de torcedores e popularidade, bem como o futebol.


Em 1933, a cidade tinha mais de 330 mil pessoas dos quais muitos escolheram torcer pelo que representava sua essência. Seria ainda mais se na região do Vale do Ruhr não tivesse outros grandes e outros bons times.


Ao longo do rio Ruhr também estão Borussia Dortmund, Bochum, Duisburg, Rot-Weiss Essen e Rot-Weiss Oberhausen. Próximo ao Rio Reno, há Fortuna Dusseldorf, Colônia, Bayer Leverkusen, Borussia Mönchengladbach, Wuppertaler SV, Viktoria Köln e Fortuna Köln.


Juntas as duas áreas formam a região metropolitana do Reno-Ruhr, enquanto o estado da Renânia do Norte-Vestfália ainda tem times que já disputaram edições recentes da Bundesliga, como Arminia Bielefeld, Alemannia Aachen, Paderborn e Preussen Münster. Claramente é um dos locais com mais clubes de futebol do mundo.


O campeonato alemão, que começou em 1902, tinha um sistema diferente antes da criação da Bundesliga em 1963. Os campeões regionais se enfrentavam em uma fase final para definir o campeão do Império Alemão e da República de Weimar.


Posteriormente, na Alemanha Nazista, entre 1934 e 1944, foi chamada de Gauliga, com 16 distritos e seus campeões disputando o título alemão. Foi nesse período que os azuis reais tiveram o ápice de sua história e conquistaram seis títulos nacionais.


Schalke 04 e sua identidade mineira

O futebol e as raízes da mineração estão juntos no dia a dia do clube e da cidade. Tornou-se algo cultural para o Schalke e moldou a identidade do clube e de Gelsenkirchen.


Com a indústria precisando de trabalhadores, muitos vieram de outros países, como a Turquia. Por isso descendentes turcos como Mesut Özil e Ilkay Gundogan, que nasceram no distrito e cujos avôs imigraram, atuam pela seleção alemã. Hamit Altintop também nasceu na cidade, mas jogou pela seleção turca.


Na década de 1960, a demanda mundial por carvão reduziu e a economia da cidade sofreu consequências. Com indústrias desativadas, os postos de trabalho foram fechados e houve forte emigração. Gelsenkirchen tinha 380 mil habitantes na época e hoje possui 100 mil a menos.


Em 1998, era fechada a última mina de carvão de Gelsenkirchen. Em 2018, a última mina da Alemanha era fechada e o Schalke fez uma bela homenagem com as camisas recebendo o nome de 26 minas de carvão no lugar do patrocinador. O carvão não faz mais parte dos alemães, mas está intrinsicamente ligado ao Schalke 04.

Comments


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page