Cinco maiores jogos do Revierderby
- Thiago Rodrigo
- 10 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2024
Clássico de amanhã (11) é o de número 100 na Bundesliga
Todos sabemos que na Alemanha, o confronto entre Schalke 04 e Borussia Dortmund é o maior do país. Chamado de Revierderby, o confronto entre vizinhos do Vale do Rurh acontece desde 1924/1925, com uma vitória por 4 a 2 dos azuis reais.
Considerando partidas desde 1963, com a criação da Bundesliga, foram 106 jogos entre Schalke 04 e Borussia Dortmund, segundo o site ogol.com.br. Os azuis reais têm 35 vitórias, com 147 gols, enquanto os aurinegros contam com 39 triunfos e 168 gols. Ao todo foram 32 empates – alguns deles emblemáticos como você verá a seguir.

Foto: Imago
Só que este Revierderby é especial. É o centésimo clássico entre Schalke 04 e Borussia Dortmund na Bundesliga – os outros sete confrontos foram pela Copa da Alemanha (seis deles) e um pela Supercopa da Alemanha, aquele em 2011 quando Ralf Färhmann deu a vitória nos pênaltis aos azuis reais.
Separadas por 32 km, as duas cidades, Gelsenkirchen e Dortmund, eram centros de extração e produção de carvão e aço, respectivamente. Mas ambas são conhecidas por seus trabalhadores e apaixonados torcedores. Fãs mais severos não chamam o arquirrival pelo nome. Desse modo, o Schalke vira “Herne-West” e o Dortmund “Lüdenscheid-Nord”.
Com o clássico no próximo sábado (11/03), às 14h30, convidamos vocês a passarem pela história e lembrarem ou conhecerem cinco marcantes jogos entre Schalke 04 e Borussia Dortmund. Isso que não colocamos a acachapante vitória do Schalke 04 por 4 a 0 em 2001, em pleno estádio rival.

Jamie McDonald | Getty Images
1 - Dortmund 4 x 4 Schalke (25 de novembro de 2017)
Um jogaço de bola com um tempo agradável para cada clube, mas com gosto saboroso para o Schalke 04. O ritmo frenético desde o início foi melhor para os torcedores rivais que celebraram os gols de Pierre-Emerick Aubameyang, Mario Götze, Raphael Guerreiro e um contra de Benjamin Stambouli. Parecia tudo acabado para o Schalke, mesmo para o mais otimista e ainda mais para o pessimista.
Só que uma improvável “remontada” se seguiu após o gol de Guido Burgstaller aos 61 minutos, com Amine Harit fazendo o segundo quatro minutos depois. O jogo seguia para o fim, mas aos 86, Daniel Caligiuri acendeu o alerta aos torcedores da casa. Então, aos cinco minutos de acréscimo, após escanteio, o brasileiro Naldo cabeceou a bola para o fundo das redes e fazer o torcedor azul real pirar de emoção.
2 - Dortmund 3 x 3 Schalke (13 de setembro de 2008)
Em 2008, quando o Schalke vivia melhor fase, foi a vez dos azuis reais jogarem fora a vantagem. Pela quarta rodada, Jefferson Farfan fez 1 a 0 de pênalti, enquanto Rafinha e Heiko Westermann ampliaram para 3 a 0 no Westfalenstadion. Neven Subotic descontou aos 67 minutos para o time de Jürgen Klopp em seu primeiro Revierderby.
Só que Alexander Frei, que tinha entrado no intervalo, dez dois gols, aos 70 e de pênalti aos 89, para tirar a vitória certa do Schalke 04. No time de Fred Rutten, o onze inicial daquele dia foi Farhmann, Rafinha, Bordon, Krstajic e Pander; Ernst, Westermann e Jones; Farfán, Kuranyi e Asamoah.
3 - Dortmund 2 x 2 Schalke (19 de dezembro de 1997)
O Schalke correu atrás do empate mais uma vez, mas de forma menos dramática e mais comum. O que foi inusitado, foi a forma que o gol de empate aconteceu. O russo Vladimir But abriu o placar para os aurinegros e o russo Denis Klyuev empatou para o Schalke. Uma cobrança de falta de Andreas Möller, aos 79 minutos, parecia garantir vitória ao arquirrival. Até que houve um escanteio para o Schalke 04.
Certamente de forma despretensiosa, o goleiro Jens Lehmann foi para a grande área tentar um improvável gol. Só que o improvável se tornou real com o arqueiro – que jogaria no Dortmund anos depois – colocando a bola para o fundo da rede após passe de Thomas Linke. Lehmann foi o primeiro goleiro a marcar em jogo aberto na Bundesliga.
4 - Dortmund 2 x 4 Schalke (27 de abril de 2019)
O 4 a 4 anterior foi comemorado como vitória. Este 4 a 2 em 2019, foi celebrado praticamente como título. O Dortmund estava um ponto atrás do Bayern de Munique na classificação da 30ª rodada da temporada 2018/19, enquanto o Schalke estava uma posição acima da zona de rebaixamento, embora seis pontos longe.
No confronto, Mario Götze abriu o placar de cabeça aos 14 minutos, mas o time de Huub Stevens conseguiu a virada com Caligiuri de pênalti e Salif Sané. Marco Reus foi expulso aos 60 minutos, e dois minutos depois Caligiuri ampliou. Marius Wolf também levou cartão vermelho, três minutos depois do gol e o jogo caminharia com tranquilidade para os azuis reais. Breel Embolo fez o quarto gol, após Axel Witsel ter diminuído.
5 - Dortmund 2 x 0 Schalke (12 de maio de 2007)
Talvez a mais dolorosa derrota do nosso Schalke 04 para o Borussia Dortmund em sua história. Em uma época no qual o Dortmund estava fora da disputa até mesmo por uma vaga na Europa, o Westfalenstadion se encheu para apoiar seu time e destroçar o sonho de título dos azuis reais.
Pode-se dizer que os torcedores do BVB se alegraram como se eles próprios tivessem conquistado o título da Bundesliga, quando Alexander Frei e Ebi Smolarek marcaram os gols. Com a notícia de que o Stuttgart havia vencido por 3 a 2 na vizinha Bochum, o Schalke perdia a liderança da Bundesliga na penúltima rodada.
Uma semana depois, o Stuttgart conquistou o título e esta derrota do Schalke 04 no Revierderby contribuiu consideravelmente para o Schalke perder o tão desejado título da Bundesliga, na época que o clube competia de igual para igual (ou quase) contra o Bayern de Munique.
Foram jogos de arrepiar. Espero e estou muuuito ansioso para que amanhã seja mais um clássico inesquecível, com o Schalke vencendo com placar elástico.