Conheça o Schalker Kreisel, responsável pela maioria dos títulos do Schalke 04
- Thiago Rodrigo
- 12 de fev. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023
Liderados por Szepan e Kuzorra, o chamado “Schalker Kreisel” tinha um estilo de jogo baseado na troca de passes e movimentação dos jogadores e garantiu a maior parte das taças dos azuis reais
Por Thiago Rodrigo
O Schalke 04 teve sua época mais gloriosa entre 1934 e 1944, quando ganhou a maioria dos títulos de campeonato alemão e três copas da Alemanha. Os azuis reais tinham um ótimo time que foi muito superior nas fases regionais e se impunha nas fases finais da primeira divisão de futebol da Alemanha. A fase não era apenas vitoriosa, mas a forma de jogar futebol também era agradável, o que fez aquele time do Schalke 04 ser chamado de “Schalker Kreisel”.
O estilo de jogo do Schalker Kreisel ficou popular pela rápida troca de passes para chegar ao gol. Kreisel, que significa pião ou giroscópio, foi dado pela forma com que o time girava a bola de um lado para o outro, com bastante movimentação dos jogadores sem a bola. Um jogo de toque que se assemelhava ao de passes curtos do futebol escocês, diferente do comum chutar e correr.
Nomes históricos do clube mineiro, como o meia Fritz Szepan e o atacante Ernst Kuzorra, são reconhecidos como os melhores jogadores de futebol da história do Schalke 04. Eles lideraram o clube nos seis títulos conquistados de campeonato alemão e são os expoentes do Schalker Kreisel. Inclusive, em 1937, o Schalke 04 foi o primeiro alemão a ganhar campeonato e copa no mesmo ano.
Schalker Kreisel
Começou a ser chamado assim em 1925, antes dos títulos. Em 1927, a forma de jogar levou o Schalke 04 para a primeira divisão da liga regional, para o campeonato da liga e, em seguida, para as finais do campeonato. Szepan e Kuzorra (cunhados) começaram a jogar juntos em 1923, sendo os expoentes daquele time.
Na época, jogava-se no 2-3-5. Entre os cinco atacantes, atuavam Szepan e Kuzorra. Para o estilo de jogo do Schalker Kreisel funcionar, além dos passes curtos e girando pelo campo, tinha ambos, mas principalmente Szepan, recuando para ajudar nos passes pelo meio-campo, confundindo os defensores adversários.

Ernst Kuzorra na final do campeonato contra o Nuremberg
Mesmo atraente, o Schalker Kreisel exigia paciência, com a própria torcida vaiando algumas vezes a forma de jogo. O defensor daquele time, Hans Bornemann resumiu o estilo de jogo: “O jogador que está com a posse da bola não determina o jogo, mas quem corre livre força a bola a ser jogada”.
Quem implementou no clube foram os irmãos Hans e Fred Ballmann, nascidos em Dortmund e expulsos da Inglaterra após a Primeira Guerra Mundial. Eles foram essenciais para que o Schalke 04 galgasse posições na pirâmide do futebol alemão.
Se antes da Primeira Guerra Mundial o futebol era jogado pela classe alta da sociedade, depois os soldados passaram a atual. Ainda assim, era difícil para um clube formado por mineiros ser bem visto e aceito. Ainda jogando com a camisa vermelha e amarela, o clube pode atuar nos campeonatos abaixo da Liga da Vestfália. Somente em 1926, conseguiu disputar a Liga do Rurh e ser campeão para disputar a Liga da Vestfália.
Uma parte da filosofia do Schalker Kreisel era a exigência dos jogadores correrem livremente, novo para a época. Naquele time do Schalke 04, era dever de todo jogador oferecer uma linha de passe e não desistir de aparecer para a bola. Cada jogador sabia o que fazer e se movimentava muito durante a partida.
O jogo de giro poderia não consistia apenas em passes diretos e corrida livre e o drible era um elemento fundamental. Afinal, os jogadores da época tinham mais espaço em campo e a falta de pressão dos rivais tornara o Schalker Kreisel mais facilmente executável. A vulnerabilidade defensiva dos primeiros anos foi superada e, com isso, os títulos vieram.

Títulos do Schalker Kreisel
O time foi vice-campeão do campeonato alemão em 1932/1933. Na temporada seguinte, finalmente alcançou o título. Venceu a competição regional e, finalmente, o primeiro campeonato alemão, em 1933/1934, tornando-se o primeiro time do Vale do Ruhr a ser campeão nacional.
O campeão alemão de futebol foi presenteado com o Viktoria (deusa romana), troféu de 1,5 metro de altura e 20 kg. O troféu foi dado ao vencedor até a Segunda Guerra Mundial, foi perdido durante o evento, devolvido à Federação Alemã de Futebol após a reunificação e está no Museu Alemão do Futebol, em Dortmund.

O torneio regional, chamado de Gauliga Westfalen, foi vencido dez vezes seguidas pelo clube. A competição depois deu lugar à Oberliga West, do qual o Schalke ganhou duas vezes, mas já sem o Schalker Kreisel e com Szepan de técnico na primeira conquista. Ganhou o bi com o título sobre o Stuttgart na época seguinte.
Grande clube amigo atualmente, mas um rival na época, o Schalke ganhou do Nuremberg na final do campeonato em 1934. Por sua vez, o clube que já era cinco vezes campeão alemão, conseguiu superar o Schalker Kreisel na temporada 1935/1936, nas semifinais.

Em 1936/1937, o Schalke deu o troco, com a vitória por 2 a 0 na final. Era o terceiro título do Schalker Kreisel. Naquele mesmo ano, o Schalke foi o primeiro clube alemão a ganhar campeonato e copa da Alemanha, com triunfo em cima do Fortuna Dusseldorf, a terceira força do período.
Na época 1937/1938, o Schalke 04 foi vice-campeão, perdendo a final de dois jogos para o Hannover. Na temporada seguinte, levou a quarta taça com a goleada por 9 a 0 no Admira Wien. Já no período de guerra, venceu o Dresdner para ser campeão pela quinta vez.
O Schalker Kreisel perdeu a chance do tricampeonato, o sexto título, para o Rapid Wien, time da Áustria anexada ao território alemão. Contudo, a sexta estrela, em 1941/1942, foi celebrada com vitória sobre o First Vienna, após incríveis goleadas nas fases anteriores. Infelizmente, o último título do período.
Desse modo, naquele ano o Schalke 04 foi o maior campeão alemão junto ao Nuremberg. Muito longe de ser o time de Adolf Hitler, como associado algumas vezes erroneamente. Mas muito devido ao futebol de Szepan e Kuzorra, liderando em campo o estilo de jogo de troca de passes que hoje dá nome à revista do clube.
Tanto é que a lista de artilheiros do campeonato alemão até a criação da Bundesliga tem jogadores dos azuis reais. Szepan (57 gols), Kalwitzki (56) e Kuzorra (48) à frente de Uwe Seeler (40, HSV).
Revista Schalker Kreisel
Como homenagem ao estilo de jogo do Schalke 04, o jornal de jogo dos azuis reais foi chamado de Schalker Kreisel (antes era chamada de Auf Schalke). Desde 2011/2012, o jornal de jogo se juntou à revista mensal dos azuis reais que já possuía o nome Schalker Kreisel.


Comments