Schalke 04 classificado para a próxima Champions League?
- Enrico Olaia
- 23 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Nos casos em que não se consiga terminar a temporada, a UEFA vai utilizar os coeficientes dos últimos cinco anos, como base para a qualificação tanto da Chempions, como da Europa League. O que vai trazer consequências.
Para todas a ligas que não consigam ter o seu termino por causa do Corona Vírus, o coeficiente das equipas nos últimos cinco anos em competições europeias, poderão ser o critério de qualificação tanto para a Champions como da Europa League. Segundo o jornal britânico The Sun, esta proposta foi debatida numa videoconferência em que participaram os secretários gerais das 55 federações.
Borussia Gladbach poderá ficar de fora?
A Bundesliga espera conseguir disputar a temporada até ao final, apontando o reinicio para 9 de maio. No caso de não conseguirem terminar o campeonato, os jogos disputados em competições europeias serviriam também de critério para a qualificação dos times alemães para as competições europeias.
Beneficiado seriam o quinto e o sexto atuais classificados, que são o Bayer Leverkusen e o Schalke 04 que se juntariam ao Bayern de Munique e o Borussia Dortmund como diretamente classificados para a Champions League da próxima época. O RB Leipzig e o Borussia Mönchengladbach seriam os mais prejudicados.
O mais lesado seria o Borussia Mönchengladbach com esta decisão. O time comandado pelo técnico Marco Rose nem sequer garantiria a qualificação para a Europa League. Ambas as vagas iriam para o RB Leipzig e o Vfl Wolfsburg.
“No nosso ponto de vista, seria um absurdo e se contradiz totalmente com a verdade desportiva” desabafou para a Sport1 o diretor de comunicação do Borussia Mönchengladbach, Markus Aretz.
Leicester e Chelsea, os mais prejudicados na Inglaterra.
Também tal decisão fará vitimas na Premier League. O surpreendente terceiro classificado, Leicester City, assim como o Chelsea poderia apenas se contentar com uma classificação para a Europa League. Por outro lado, o Arsenal garantiria desde já uma vaga na Champions League da próxima época, mesmo sendo nono colocado na tabela.
O presidente da UEFA Alexander Ceferi, segundo o The Sun, não propriamente adepto desta proposta. Ele próprio demonstrou desagrado pela Bélgica ter dado o campeonato como terminado, avisando que poderá levantar problemas em relação à classificação para as vagas europeias. Assim como na Holanda, que poderá apresentar o mesmo desfecho da Bélgica, será necessário procurar uma solução para este dilema.
Através de um curto comunicado publicado no seu site oficial, a UEFA recomenda que as provas nacionais sejam jogadas até ao final. Caso não consigam terminar, a UEFA apresentará as diretrizes para as respectivas federações. Estas determinarão quem ocuparão as respectivas vagas.
A possibilidade de atribuição de Wild cardes para times ocuparem essas vagas independentemente do seu coeficiente ou colocação na prova nacional, a UEFA não confirmou tal probabilidade.
Possivelmente tal decisão poderá ser anunciada esta quinta-feira quando a comissão executiva da UEFA se reunir de novo.
Yorumlar