O FC Schalke 04 está de luto por Slobodan Cendic
- Enrico Olaia
- 26 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Os Royals Blues foi a primeira experiência como treinador profissional do nativo da Iugoslávia. Slobodan Cendic e sua equipe terminaram sua única temporada no Schalke, em 1970/1971, na sexta colocação, a melhor colocação do clube na Bundesliga até então. Cendic morreu nesta última terça-feira (19 de setembro) aos 85 anos.

Cendic, que nasceu em 1938 em Kragujevac - hoje Sérvia - defendeu o gol da segunda divisão pelo clube de sua cidade natal, o FC Radnicki, de 1962 a 1964. No início da carreira como treinador, assumiu o comando de um clube de destaque na Alemanha: o Tasmania Berlin, que acabara de cair da Bundesliga para a Regionalliga em 1966 e preservaria inúmeros recordes negativos por décadas.
Em 1967, Cendic veio para Gelsenkirchen, onde auxiliou três treinadores principais como assistente técnico em dois anos: Karl-Heinz Marotzke, Günter Brocker e o “viajante do mundo” Rudi Gutendorf. Após uma breve pausa, ele retornou ao S04 em 1970 e ainda tomou a iniciativa de ditar o ritmo nos bastidores porque Gutendorf teve que sair após a quarta rodada. Como o jovem de 32 anos ainda não possuía a carteira necessária, no papel o grande Ernst Kuzorra atuava como treinador da equipe.
O iugoslavo reuniu uma seleção talentosa na arena Glückauf. Embora já tivesse treinado com grandes nomes como Norbert Nigbur, Stan Libuda, Klaus Fichtel e “Aki” Lütkebohmert, um jovem promissor do TSV 1860 Munique juntou-se a ele - Klaus Fischer. Os Knappen alcançaram o sexto lugar no campeonato e chegaram às semifinais da Copa DFB, onde perderam por 2 a 3 para o 1. FC Köln, após uma vantagem de 2 a 0.

Na temporada seguinte uma iugoslava também ditou a direção, mas seu nome era Ivica Horvat e ela comemorou o vice-campeonato e a vitória na copa com o S04. Slobodan Cendic juntou-se à conhecida flutuação do técnico do Schalke 04 e voltou à história depois de apenas uma temporada.
Em 1971, Cendic assinou com o FC Augsburg, clube da liga bávara, e uma dúzia de outros clubes o seguiriam. As suas maiores conquistas estão associadas ao 1. FC Saarbrücken, que levou à Bundesliga em 1976. Depois de mais de 360 jogos oficiais como treinador principal e da última posição no FC Kreuzlingen de 1996 a 1997, o centro da sua vida passou a ser na Suíça.
Em 19 de setembro de 2023, Slobodan Cendic morreu em Colônia após uma curta doença. O FC Schalke 04 sempre honrará a sua memória.
Comentarios