top of page
Logo 2021 Transparente.png

Karel Geraerts entre o bem e o mal

Karel Geraerts completou seu 15º jogo à frente do Schalke 04 na 2. Bundesliga. Seus números gerais até aqui são esses: 49% de aproveitamento de pontos, com 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas.


Foto de apresentação do técnico na Veltins Arena
Karel Geraerts

Separamos 3 momentos para tecer nossa análise:


1- Jogos no primeiro turno

2- Jogos no segundo turno

3- Comparativo com Thomas Reis e Aproveitamento de pontos do clube


Jogos no primeiro turno


Karel fez sua estreia como técnico do Schalke 04, diante do Karlsruher, fora de casa. O placar terminou 3x0 para eles em jogo válido pela 10ª rodada. Nos 8 primeiros jogos do treinador, foram 4V-1E-3D, equivalente a um aproveitamento de 54%.


Os números do ataque e da defesa expressos em gols são: 17 gols marcados e 15 sofridos. Como apresentamos na figura 1, a estimativa de gols marcados no final do campeonato, com o desempenho auferido após as respectivas rodadas saiu de 47,6 (diante do Karlsruher) e foi para 62 no jogo de fechamento do primeiro turno, diante do Greuther Fürth.


Desempenho Geraerts da 10ª à 17ª rodada.
Figura 1

A estimativa de gols sofridos ao encerrar do campeonato variou no mesmo período, de 78,2 para 70. Ou seja, ao fim do primeiro turno, a tendência é que terminaríamos o campeonato com 62 gols marcados e um saldo de gols de -8.


Segundo turno


Para este segundo momento, levando em consideração que, tendo Karel iniciado seu futuro promissor com 0% de aproveitamento, o jogo contra o Karlsruher não será contabilizado para a comparação adiante. Vamos colocar os olhos nos 7 jogos subsequentes, aqueles que encerram o primeiro turno. Daí é que extrairemos todo o suco da nossa análise do segundo turno.


Desempenho Geraerts da 18ª à 24ª rodada.
Figura 2

Aqui temos mais 7 rodadas interessantes. Se nas que analisamos anteriormente, os números expressaram uma evolução do primeiro ao último jogo, nessa já podemos constatar uma regressão nos números em nosso favor.


Com a derrota para o Hamburgo no primeiro jogo  do returno, por 2x0, nossa estimativa de gols marcados retroagiu em 3,4. Ficou confuso? Te explico.


Metodologia para as métricas da Schalke 04 Brasil:


A expectativa de gols marcados considerava um Schalke que marcava 1,88 gols por jogo e que após ter passado em branco nessa última partida, a base para a presunção, que era de 17 jogos é que foi rateada quando aumentou para 18.


A presunção acontece basicamente assim: quantidade de gols marcados ÷ pela quantidade de jogos jogados, o resultado dessa operação é multiplicado pelos jogos que restam, que então soma-se ao total de gols marcados até então. A seguinte fórmula:


O cálculo de estimativa de gols que usamos para prever os gols marcados e sofridos pelo Schalke 04 até a última rodada desta edição da 2. Bundesliga
Figura 3 - Cálculo de estimativa

Tínhamos portanto: 17 jogos do primeiro turno com o total de 31 gols marcados e uma média boa de 1,82 marcados por partida. Com o número de rodadas tendo aumentado para 18 e os gols marcados sendo o mesmo, a média de gols marcados regrediu para 1,72. Agora veja a diferença dessa pequena variação no papel:


Resultado do cálculo de estimativa
Figura 4

Agora, voltando à análise de desempenho do Karel Geraerts no segundo turno, após a derrota para o Hamburgo, continuamos como no primeiro turno, com desempenho favorável dentro de casa, porém, com números bem discretos. A estimativa de gols marcados decresceu continuamente até os 50,3, quando da derrota por 3x0 diante do Magdeburg. Essa derrota desencadeou um pessimismo do qual falamos aqui.


Apesar do ataque discreto, que marcou nos 6 primeiros jogos do returno, apenas 3 gols, somamos 2 vitórias, jogando em casa contra o Eintracht Braunschweig e o Wehen Wiesbaden. Nosso ataque voltou a encontrar uma reafirmação positiva em um jogo surpreendente diante do St. Pauli, quando vencemos por 3x1. Esse feito elevou nossa estimativa para 52,4, o que está longe de ser um ideal.


Não seremos campeões, mas a título de comparação, já que não se pode refutar a importância dos números, o Heidenheim foi campeão na temporada 22/23, com 67 gols marcados. Na temporada anterior, fomos nós mesmos os campeões, tendo anotado 72 gols e o campeão anterior foi o Bochum, com 66 tentos anotados.


Com a estimativa de anotar ao todo, 52,4 gols, sonhemos possivelmente com um posto entre o 6º e o 8º lugar na classificação, levando em conta as 4 últimas temporadas da 2 Bundesliga. O desempenho nos próximos jogos será fundamental para especular qualquer coisa nesse sentido.


Para não estender muito mais, vou apenas pincelar sobre os gols sofridos, mas adicionei um gráfico que você poderá extrair muitas novas ideias sobre o desempenho ofensivo/defensivo do nosso azul amado.


Nossa defesa sofreu 11 gols no returno e a regressão da estimativa foi positiva. No último jogo do primeiro turno, tínhamos uma estimativa de sofrer ao todo 70 gols. Essa estimativa após o duelo contra o St. Pauli foi para 65,2.


Comparativo com Thomas Reis e Aproveitamento de pontos do clube


Depreciar o Reis? Jamais! E vou te dizer o por quê.


Hoje, 3 de março de 2024, dois dias após bater os piratas, o aproveitamento de pontos do Karel Geraerts é de 49%, com 7V-1E-7D. 49 e não 50% devido ao jogo valer 3 pontos e não 2, o empate valer 1 e não 1,5.


O aproveitamento é razoável apenas, mas é bem superior ao de Thomas Reis, que foi descontinuado após a 7ª rodada do primeiro turno, depois de “maus resultados”. Maus resultados entre aspas é sempre algo duvidoso, mas vou explicar:


Reis saiu com 4 derrotas nos primeiros 7 jogos. O torcedor já estava bastante descontente com a campanha do clube durante a preparação para o início da temporada. A campanha bastante positiva no ano anterior, na Bundesliga, foi rapidamente esquecida pelo torcedor. Acontece que dessas 4 derrotas, 3 foram para os atuais líderes do campeonato: St. Pauli, Holstein Kiel e Hamburgo. À época se tinha muito menos a dimensão desses clubes e tolheram a oportunidade do Reis mostrar muito mais do que sabia fazer.


Diante dos mesmos 7 clubes que Thomas Reis enfrentou, o que fez Karel Geraerts? Repetiu as derrotas diante do Hamburgo e do Holstein Kiel e perdeu do Kaiserslautern e do Magdeburg, que o Schalke 04 havia vencido sob o comando de Reis. Porém, devolvemos o 1x0 para o Braunschweig e vencemos o forte St. Pauli.


Os números gerais de ambos são esses:


Thomas Reis x Karel Geraerts
Figura 5

Acompanhe os dados de desempenho na nossa planilha acessando o link:

Comments


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page