top of page
Logo 2021 Transparente.png

As contratações da temporada 2023/2024 do Schalke 04

Por Thiago Rodrigo


O Schalke 04 está na Bundesliga 2 pela sétima vez em sua história, infelizmente. Para a temporada 2023/2024 da segunda divisão do campeonato alemão, o clube mineiro perdeu tantos jogadores quanto na época 2021/2022 após o descenso na Bundesliga. Com as finanças ainda fora das melhores condições, vendas foram necessárias para ajudar o fluxo de caixa, outras para desafogar a folha salarial enquanto as contratações foram pontuais.



Embora a janela de contratações na Europa feche no dia 31 de agosto, o mercado de transferências do Schalke 04 para a temporada 2023/2024 está praticamente fechada. Com isso, 14 jogadores deixaram os azuis reais, foram emprestados ou saíram sem custos, alguns passaram o último ano emprestados a outros clubes.


No fim, as saídas do Schalke 04 foram (em euros), principalmente, de Rodrigo Zalazar (Braga, 5 milhões) e Marius Bülter (3 milhões). Amine Harit foi efetivamente comprado pelo Marseille por 5 milhões, enquanto o mesmo aconteceu com Marvin Pieringer (1,8 milhão para o Heidenheim), Can Bozdogan (1 milhão para o Utrecht), Dries Wouters (600 mil para o Lommel) e Kerim Calhanoglu (150 mil para o Greuther Furth).


Também foram vendidos Jordan Larsson (2 milhões para o Copenhague) e Florian Flick (450 mil para o Nuremberg). Nassim Boujellab (Arminia Bielefeld), Maya Yoshida (Los Angeles Galaxy) e Reinhold Ranflt (Áustria Viena) saíram de graça. Timothée Kolodziejczak está sem clube, enquanto apenas Mehmet Aydin segue com contrato com o clube mineiro, emprestado para o Tranbzonspor.


Isso sem contar outros nove jogadores que tinham sido emprestados: Moritz Jenz, Alex Kral, Tom Krauss, Sepp van den Berg, Éder Balanta, Michael Frey, Tim Skarke, Jere Uronen e Alexander Schwolow – uma mostra de que para ficar na primeira divisão, a diretoria não tinha uma ideia clara e atirou para todos os lados, contratando a esmo. De todos, apenas Krauss e Kral foram efetivamente bons empréstimos, com Jenz e Uronen fazendo bons jogos.


Desse modo, até o momento nesta janela de transferências o Schalke 04 fez quase 20 milhões de euros em vendas, quase o mesmo montante da época 22/23 e praticamente metade do adquirido em 21/22, quando caiu para a segunda divisão e apenas Weston McKennie rendeu 20,5 milhões de euros.


Para seguir forte, sete jogadores foram contratados e dois promovidos da base, gastando apenas 3,8 milhões de euros, 1,55 milhões a mais que em 21/22, quanto iniciaria a campanha na Bundesliga 2 depois de 21 anos e no qual terminou campeão, com boas adições ao elenco: Simon Terodde, Marius Bülter, Dominick Drexler, Marcin Kaminski e Darko Churlinov.


Agora, Ron Schallenberg (2 milhões, Paderborn), Paul Seguin (750 mil, Union Berlin) e Lino Tempelmann (700 mil, Friburg) chegaram para o meio-campo. Marius Müller chegou para o gol proveniente do Luzern por 350 mil euros, Derry John Murkin (800 mil, Volendam) para a lateral esquerda, enquanto Timo Baumgartl e Tomas Kalas reforçaram a zaga do PSV sem custos, o mesmo para o ponta-esquerda Bryan Lasme, oriundo do Arminia Bielefeld.


Também houve o empréstimo de Yusuf Kabadayi, ponta-direita de 19 anos do time B do Bayern de Munique. Dezenove anos também tem Keke Topp, atacante da base do Schalke, de onde também veio o meio-campista Assan Ouédraogo. Reforços pontuais para fazer o time tentar mais uma vez o título da segunda divisão alemã.

Comentários


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page