Schalke 04 monta bom time, embora haja incertezas se será suficiente
- Thiago Rodrigo
- 5 de set. de 2023
- 4 min de leitura
O elenco do Schalke 04 para a temporada 2023/2024 da Bundesliga 2 tem 27 jogadores, um bom tamanho, mas que em qualidade certamente está abaixo do que nas últimas temporadas. Isso após as diversas saídas e algumas entradas feitas no mercado de transferências.
O time que caiu na Bundesliga passada tinha uma enorme quantidade de jogadores, mas era possível encontrar qualidades pontuais, enquanto em 2021/2022, no título da Bundesliga 2, boas peças foram emprestados (algumas posteriormente contratados) enquanto bons jogadores chegaram sem custos.

Ataque
Um deles é o camisa 9, Simon Terodde. Com seus 35 anos, segue sendo a principal peça para marcar os gols que o time precisa: foram 35 nas duas últimas temporadas – embora 30 na segunda divisão e apenas cinco na Bundesliga 2022/2023.
Ele tem a sombra do também experiente Sebastian Polter, que pode colaborar na ausência ou em entradas no segundo tempo no lugar de Terodde, dando profundidade e sendo referência no ataque. Atrás deles está o jovem Keke Topp, de 18 gols no time B dos azuis reais em 2022/2023.
Pontas
Bons jogadores ocupam as duas pontas do Schalke 04. Se o time perdeu Bülter, a principal delas e de boa chegada e assistências para Terodde, é preciso que Keman Karaman se mostre em alto nível para gols e assistências, como foi no Fortuna Dusseldorf que o alçou à Eurocopa 2020 (disputada em 2021) com a Turquia.
Ele tem jogado na ponta-esquerda, onde o time também tem o francês Bryan Lasme, que assim como ele jogaria de pé trocado (mas entrou nos primeiros jogos pela direita), e Yusuf Kabadayi, jovem de 19 anos, também destro. Uma opção canhota é Tobias Mohr, de boas chegadas ao ataque e com cruzamentos na área e que pode ser o substituto direto do lateral Thomas Ouwejan por ser o único na posição.
Ainda há o japonês Soichiro Kokuzi, de bom início com a camisa azul real, mas ausente por estar retornando de lesão. Há esperança no jogador de 22 anos para dribles curtos, velocidade e cruzamentos rasteiros na direita, sendo boa alternativa para o segundo tempo e prometendo tomar a titularidade na posição, que no momento é de Dominick Drexler.
Meio-campo
Até o momento, o técnico Thomas Reis escalou o time no 4-3-3 em todas as partidas e Drexler tem atuado na ponta-direita, fazendo bons jogos no início de temporada. Assim, o trio de meias é totalmente novo para os azuis reais e desconhecido para alguns que não acompanham o futebol alemão a fundo e seguem apenas o clube mineiro.
Paul Seguin aparenta ter mais chegada ao ataque, embora não tenha o mesmo nível de Drexler, atuou pelo lado direito do trio. Lino Tempelmann ocupa todo o meio-campo, desde a base da jogada até apoiando ao ataque nas duas temporadas em que esteve emprestado ao Nuremberg. À frente da defesa está Ron Schallenberg, com características pedidas na função: pressão, posicionamento e intercepção de bolas – tem um bom início de campeonato e foi soberano na posição no Paderborn.
Na reserva dos três há Danny Latza, do qual aparenta ter o mesmo nível de Seguin, mas em fase mais avançada na carreira, com 33 anos; Niklas Tauer como volante, emprestado do Mainz por mais uma temporada e que ainda tem de mostrar a que veio.
O destaque está no promissor e talentoso Assan Ouédraogo, que brilhou no time sub-19 do clube, fez gol na primeira rodada e foi campeão europeu com a seleção alemã sub-17. É a principal peça para entrar no segundo tempo e começar entre os onze na ausência dos três primeiros citados (e Drexler).
Laterais
São apenas duas opções: Cédric Brunner e Thomas Ouwejan, para cada lado. Muito bons jogadores para o nível atual do clube, podem deixar a desejar em alguns momentos, mas na média ocupam bem a função – seus contratos acabam nesta época.
Nas reservas, Henning Matriciani pode voltar à sua posição de origem quando preciso, também fazendo o mesmo no lado esquerdo como tem feito neste início de época, enquanto Derry John Murkin chegou para ocupar a lateral esquerda ao fim da janela.
Zagueiros
A nada boa estreia de Ibrahim Cissé foi seguida da chegada de Timo Baumgartl. Bom zagueiro, o alemão fez boas temporadas no Stuttgart, PSV Eindhoven e Union Berlin, mas não uma boa última época no clube da capital. Agora, tem a chance de fazer bem-feito nos dois anos que ficará em Gelserkirchen, ao lado de Marcin Kaminski. Outro que chegou ao fim da janela e pode ser um bom reforço é Tomas Kalas, tcheco com passagem pelo Chelsea.
Os jovens reservas Leo Greiml (lesionado) e Ibrahim Cissé são interessantes apostas do clube, mas não tem correspondido quando entram em campo, ligando um alerta caso os titulares se lesionem. Ainda bem que há o polivalente e esforçado Matriciani que se encontrou na posição (chegando a ser titular na posição da seleção alemã no europeu sub-21 em junho, embora eliminado nos grupos) e é a primeira opção para qualquer uma das posições da defesa.
Goleiro
Na temporada passada, o gol foi o principal problema do Schalke 04. Felizmente, Schwolow saiu e para não faltar opções, Marius Müller chegou dos suíços do Luzern. É ele quem tem sido titular, sofrendo quatro gols nos quatro primeiros jogos da temporada, mas três na estreia contra o Hamburgo, do qual fez nove defesas, sendo sete em chutes na grande área.
Em sua ausência há o melhor goleiro do Schalke neste século, Ralf Farhmann, que fez o Schalke ser outro time quando esteve em campo na temporada passada e que, apesar da idade, ainda é o mais confiável. Outros goleiros são Michael Langer, de 38 anos, e o jovem Justin Heekeren, de 22.
Com este elenco, o Schalke almeja subir à Bundesliga novamente, como fez há dois anos quando foi campeão. Embora com menor qualidade, os novos jogadores foram chegadas pontuais e demonstraram bom nível nos primeiros jogos do campeonato.
A equipe terá trabalho para assegurar as primeiras posições na acirrada Bundesliga 2 se continuar cometendo erros, mas com boa aplicação na parte tática, principalmente defensivamente, a qualidade técnica individual de jogadores como Terodde, Karaman, Drexler, Kozuki, Ouédraogo e Tempelmann, o time pode conquistar pontos que serão essenciais para terminar ao menos na segunda posição.
תגובות