Revierderby: o maior clássico da Alemanha que é muito mais que futebol
- Thales Dantas
- 13 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2022
Sempre que uma bola rolar pelo mundo uma coisa nunca vai mudar, a rivalidade. Palmeiras x Corinthians; Boca x River e Real Madrid x Barcelona são alguns dos embate que ninguém quer perder para o outro, e na Alemanha não é diferente. A grande maioria das pessoas pensam que o maior jogo do país é entre Bayern de Munique x Borussia Dortmund, muito pelas conquistas e relevância mundial, porém para quem acompanha com mais afinco a Bundesliga, sabe que o Revierderby (Schalke 04 x BVB) é a partida mais aguardada no ano. Os vizinhos de Gelsenkirchen e Dortmund estão separados por aproximadamente 30 km e suas histórias também são bem próximas. A classe operária foi o principal combustível das cidades. Enquanto que a do S04 teve os trabalhadores das minas de carvão como fundadores, a turma BVB foi composta por operários de empresas de aço. Com os dois clubes representando o povo e por sua proximidade, não demorou para que se formasse um derby entre ambos. Estava criado o Revierderby, conhecido como “a mãe de todos os derbies”.
O início com hegemonia
A primeira disputa é do dia 3/5/1925, quando o azul real aplicou um 4x2 no adversário. Nessa partida um novo estilo de futebol nascera na Alemanha, o Schalker Kreisel (pião do Schalke). O recente modelo consistia em trocas de passes curtos e movimentações. A criação de Ernst Kuzorra trouxe conquistas para o clube à época. Os primeiros duelos foram vencidos pelo S04 até 1927, quando as equipes foram separadas em ligas regionais diferentes. Após nove anos, com a criação da Gualiga, o confronto entre Gelsenkirchen e Dortmund estava retomado.
A volta do embate continuou com a supremacia azul real não só no clássico, mas em toda a Alemanha. No período, o Schalke 04 conquistou vários títulos e em particular contra o BVB foram 14 jogos, com 12 vitórias, um empate e uma derrota. Em 1940, ocorreu algo chato... para o lado aurinegro. A maior vitória do confronto aconteceu e de maneira acachapante, um sonoro 10x0 para o Schalke 04. Um placar que dificilmente irá se repetir. Ainda bem para eles também.
Fase nova e confrontos marcantes
Com o início do novo formato do campeonato alemão, as coisas não ficaram boas para o gigante do Vale do Ruhr. Nesse período o BVB começou a emplacar séries de vitórias nos duelos contra o S04. Também foi a época de alguns confrontos marcantes, o que todo clássico de respeito tem. No ano de 1969, jogando no Rote Ende Stadium, antiga casa dos aurinegros, Hans Pirkner balançou as redes colocando o S04 na frente, a vibração foi tão grande que torcedores azuis reais invadiram o campo para festejar. Policiais para conter a multidão usaram cachorros, que com todo aquele alvoroço assustaram um dos cães que se soltou e acabou mordendo um atleta do Schalke 04. Adivinha quem? Ele mesmo, Hans Pirkner levou uma baita de uma mordida em sua parte traseira e teve que ser substituído. Alguma dúvida que o cão tinha um lado.
No duelo seguinte a vingança. O presidente do Schalke 04, Günter Siebert, contratou leões do zoológico para que fizessem a escolta dos seus jogadores. O clássico "animal" dessa vez não teve incidentes, mas entrou para os livros como mais um capítulo inusitado da rivalidade.
Nas décadas de 70 e 80 as vitórias ficaram mais equilibradas, com nenhum clube criando uma hegemonia, mas nos anos 90 o BVB cresceu não só em âmbito nacional, mas também internacionalmente, o que fez o Schalke 04 também mirar o continente, neste momento que chega a marcante temporada 96/97 para os times do Vale do Ruhr.
Tanto a cidade de Gelsenkirchen como Dortmund triunfaram nos dois principais torneios europeus. O BVB levantou a tão sonhada Champions League, já o Schalke 04 conquistou a Copa UEFA (atual Liga Europa). Esta conquista continental do azul real será contada em um texto futuro.
Ponta do Schalke, Stan Libuda (esq.) disputa a bola em lance contra defensores das abelhas. Foto: Reprodução
Feridas abertas nas torcidas
Nos anos 2000, houveram duelos para eternidade para ambos os lados. O primeiro uma dor que ainda maltrata todo coração azul real. Na temporada 06/07, o Schalke 04 estava próximo de levantar a Salva de Prata pela primeira vez, mas uma derrota para os aurinegros no Signal Iduna Park colocou tudo a perder e a sina para a primeira conquista ainda continua.
A nossa alegria vem em 2017. Considerado um dos melhores jogos da história da Bundesliga, o BVB jogando em seus domínios teve um começo de partida fulminante. O 4x0 em 25 minutos parecia que já tinha dado números finais ao confronto, porém o jogo só acaba quando o juiz apita, não é mesmo? Com muita raça, o S04 chegou ao empate nos acréscimos. Obrigado, Naldo!
Momento do gol marcado pelo zagueiro brasileiro. Foto: Reprodução
Rivais, mas nem tanto?
A rivalidade entre os dois clubes é imensa e a paixão dos seus torcedores faz que o Revierderby seja sempre um jogo quente, mas a relação das diretorias é mais tranquila. Tanto o Schalke 04 como o BVB inauguraram suas novas casas duelando entre si, mostrando que o antagonismo fica dentro do campo. Outro fator que mostra isso é que os clubes também se ajudaram financeiramente em várias oportunidades.
Mais páginas para serem escritas
O clássico volta a acontecer depois de uma temporada, já que com o Schalke 04 jogando a 2.Bundesliga não teve a oportunidade de enfrentar os rivais de Dortmund. Confronto mais que esperado não só pelas imensas torcidas, mas por todo mundo. As rivalidades fazem as duas equipes crescerem, já que ninguém quer ficar para trás nesse campeonato à parte. Esperamos que o S04 mesmo contando com um elenco inferior ao rival mostre amor à camisa e possa triunfar. Este é o desejo da grande torcida azul real.
Comments