top of page
Logo 2021 Transparente.png

Enfim, a questão psicológica foi citada. Será que achamos um técnico para amar?

Atualizado: 29 de jul. de 2023

As páginas que registram os contos do Schalke 04 na Bundesliga seguem sendo viradas. Se os autores mais versáteis são aqueles que conseguem escrever sobre os mais variados gêneros com notória perícia, então o que falar de um time que escreve densas linhas sobre drama, suspense, tragédia, terror, romance e história? Revire a Bundesliga e veja que ninguém gasta mais tinta de caneta do que o time azul-real.

Voltarei algumas páginas desta bíblia para colocar alguns pontos e então explicar o título deste artigo.


Se você pensa em um profissional de psicologia, certamente reconhecerá o importante papel que este profissional pode desempenhar dentro de uma organização, seja uma empresa, seja um clube de futebol.


Porém, apesar do grande destaque e protagonismo que a escola alemã tem na formação de teóricos e correntes de pensamento nos campos da psicologia, esse profissional não está presente no staff de todos os clubes da Alemanha. O que talvez denote ainda uma falta de reconhecimento.


Na passagem da primeira para a segunda década deste século, menos da metade dos clubes da divisão de elite alemã experimentaram ter psicólogos entre os profissionais que integravam suas comissões técnicas. Os mais longevos deles chegaram em torno de 4 anos de trabalho, como o Dr. Hans-Dieter Hermann, no Hoffenheim de 2006 a 2010, e o Dr. Philipp Laux, no Bayern de Munique de 2008 à 2012. Jürgen Lohr, foi psicólogo no Hamburgo de 2004 a 2007 (3 anos) e novamente o Dr. Philipp Laux, que esteve no Leipzig de 2012 a 2015.


2 clubes mantêm psicólogos em seu staff atual na primeira divisão, Tanja Wörle faz parte da equipe técnica do Augsburg e o Köln tem Brad Franco. As demais equipes que mantêm profissionais psicólogos em sua equipe técnica adotaram como critério a especificidade no enfoque destes profissionais. Eles são chamados de psicólogos esportivos.


O profissional de determinada área de conhecimento pode promover muitos resultados exercendo suas competências, porém se o profissional é versado em uma área específica, como o esporte, tende a obter resultados mais contundentes exercendo sua perícia de forma mais direcionada.


Entre os fatores que mais influenciam nos resultados, certamente o fator psicológico é um dos mais citados. Quando os resultados positivos não são alcançados, quando há um excesso de críticas e cobranças, quando não há ideias ou um planejamento claro para a construção de resultados, tudo isso constitui um clima organizacional adverso de saúde mental.


O Schalke 04 teve psicólogos esportivos por 3 vezes. A primeira, Dr. Theresa Holst, esteve atuante durante um período mais estável do clube, entre 2014 e 2016. O segundo, Sascha Lense, chegou durante um momento já conturbado e foi descontinuado após o rebaixamento vivido pela equipe na temporada 20/21. O terceiro é Michael Grunwald, que está no cargo há cerca de 81 dias.

A sombra azul representa o momento de maior estabilidade no período apresentado, quando brigávamos em torno na 5ª colocação. A sombra vermelha representa o período de maior instabilidade, que culminou com nosso rebaixamento ao final da temporada 20/21.


Atualmente, os clubes que possuem psicólogos esportivos a mais tempo são:

São dados de relevância que entre as equipes com psicólogo esportivo há mais tempo no cargo, estão Borussia Dortmund e Bayern München, que são times regulares e os dois últimos campeões das últimas edições da Bundesliga. Além deles, o Union Berlim, que tem feito campanhas regulares e construído resultados fruto de um planejamento sólido, que denota boa estrutura organizacional. O Werder Bremen, que apesar de não ter mantido regularidade nos últimos anos, conseguiu se manter e manter a equipe equilibrada para retornar à divisão de elite na última temporada.


Na entrevista que concedeu à véspera da vitória contra o Stuttgart, o técnico do Schalke Thomas Reis, como noticiamos aqui, declarou:


‘’As vezes é uma questão psicológica, não do futebol. Estamos jogando melhor que nossos adversários, mas falta a primeira vitória para as coisas começarem a dar certo, todos sentirem mais confiança.’’

A primeira vitória veio no 2x1 diante do Stuttgart. Mesmo tendo atualmente, por base, 6 jogos de invencibilidade, administrar o lado emocional dos jogadores tende a se manter um desafio para nosso treinador e para nosso psicólogo esportivo.


Embora o psicólogo não seja o único fator determinante dentro do staff de um clube, acreditamos que seu papel possa ser de grande valia na construção da solidez do trabalho de uma equipe.


Agora que esta questão parece estar colocada novamente e reconhecida na fala do treinador, que a estabilidade e o equilíbrio voltem a fazer parte da realidade do Schalke 04 na condução do elenco e na construção de resultados a serem escritos já e adiante.


 

Os dados aqui apresentados foram extraídos do Transfermarkt em 27 de Fevereiro de 2023.


Comments


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page