top of page
Logo 2021 Transparente.png

Para além do futebol - 5 curiosidades sobre Gelsenkirchen, o berço azul-real

Atualizado: 25 de fev. de 2023

Para a surpresa de muitos, o Schalke 04 não fica na cidade de Schalke. Aliás, o fã assíduo de Bundesliga deve se recordar, toda vez que a localidade do clube é mencionada, das extensas aulas sobre geografia alemã com o ex-comentarista Gerd Wenzel, onde quase metade da transmissão era destinada a explicações sobre a cidade da equipe, Gelsenkirchen, e suas origens. Seguindo os passos do mestre alemão, trazemos hoje algumas das curiosidades do local que serviu como propriedade para que o, até então Westfalia Schalke, fosse criado.



1. Geografia

Gelsenkirchen está localizada no oeste alemão, a cerca de 80 km da fronteira com os Países Baixos, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, um dos 16 do país. Com uma população atual de, aproximadamente, 270.000 habitantes, sua extensão territorial beira os 110 km², fazendo dela a 12ª cidade mais populosa do estado e 26ª da Alemanha.


Reprodução: Internet


2. Fundação

A história da fundação da cidade remonta a ano de 1150, sendo uma pequena aldeia que perdurou até ao século XIX. Seu crescimento só foi iniciado - e acelerado - na época da revolução industrial, tendo em vista as extensas possibilidades de exploração mineral na região. Em 1840, quando a extração de carvão começou a ser executada na cidade e em seus arredores, cerca de 6.000 pessoas viviam na, até então, aldeia de Gelsenkirchen. Na virada do século, em 1900, esse número subiu expressivamente, atingindo cerca de 130.000 pessoas residentes da cidade. No início do século XX, Gelsenkirchen era a cidade mais importante de produção de carvão na Europa, fato que culmina em sua alcunha "A Cidade dos Mil Incêndios", considerando o fato de que a mineração de carvão, na região, era altamente intensa e caracterizava uma produção de fluxo constante, similar ao funcionamento das fábricas fordistas da época.


Reprodução: Internet


3. Infraestrutura

Durante o regime nazista, nos anos 30 do século passado, a cidade foi umas das mais bombardeadas pelas forças aliadas na Segunda Guerra Mundial, muito pelo fato de concentrar uma importante propriedade de produção da terra germânica. O fim de tal período trouxe, por muito tempo, um cenário de alto desemprego e subdesenvolvimento para Gelsenkirchen, que precisou levar anos para readaptar sua economia e encontrar outras fontes de se desenvolver enquanto cidade. Uma delas foi a energia solar, que hoje faz parte de uma referência em infraestrutura não só de GE, como também de todo o estado. Uma das maiores usinas solares da Alemanha hoje, a Shell Solar-Fabrik, fica em Gelsenkirchen.


Reprodução: Internet


4. Entretenimento

A cidade possui um dos maiores e mais modernos zoológicos de toda a Alemanha. Fundado em 1949, o Zoom Erlebniswelt Gelsenkirchen abrange uma área de cerca de 15, 5 hectares, tendo sido construído em uma região que fora bombardeada durante a Segunda Guerra. A imersão é seu diferencial, pois é dividido em três setores (África, Ásia e Alasca) onde, em cada um deles, reproduz com parcial precisão aspectos do local apresentado, como temperatura, vegetação e relevo, além dos animais característicos. Desde 2004, é considerado uma das atrações mais visitadas na cidade depois do estádio do Schalke, a Veltins-Arena.


Reprodução: Internet


5. Cidadania - Fundação Manuel Neuer


Pode admitir. Por essa, você não esperava. Mas sim, um dos melhores goleiros do mundo na atualidade possui uma fundação na cidade de Gelsenkirchen. Na ativa desde 2014, a Manuel Neuer Kids Foundation oferece assistência pedagógica, esportiva, sanitária, alimentar e terapêutica a crianças e jovens de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social de Gelsenkirchen e sua cidade vizinha, Bottrop. Comandada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, como pedagogos, nutricionistas, músicos, educadores físicos e assistentes sociais, a Manus - como é carinhosamente chamada - conta com a visita de Manuel Neuer todo ano, onde, na winterbreak (pausa de inverno do Campeonato Alemão), o goleiro entra em contato com as crianças assistidas por sua instituição e aproveita para acompanhar o desenvolvimento de seu projeto social. Há 8 anos, o ex-schalker atua em prol do desenvolvimento da cidadania local, auxiliando a cidade no combate à redução dos índices de fome e crianças em situação de rua na região.



Reprodução: Internet

Comments


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page