"Não tenho queixas e faço meu treinamento todos os dias" - Entrevista com Jean-Clair Todibo
- Enrico Olaia
- 26 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

Confira a entrevista do zagueiro francês Jean-Clair Todibo, originalmente ao portal oficial do Schalke 04, em português:
Jean-Clair, a coisa mais importante nesses dias difíceis é o que nos interessa primeiro: como você está? Eu não tenho problemas de saúde. Não tenho queixas e faço meu programa de treinamento todos os dias para me manter em forma. No meio disso, continuo ligando para minha família, que mora na França. Felizmente, ela também está bem.
Você acabou de mencionar, sua família não está atualmente ao seu lado. Quem o apoia na vida cotidiana? Minha pessoa de contato mais importante é Massimo (Massimo Mariotti trabalha para o FC Schalke 04 como chefe de integração e suporte desde 1 de julho de 2019, nota do editor). Mesmo antes da pandemia de corona em andamento, ele sempre foi uma ajuda importante para mim e desempenhou um papel importante no fato de que rapidamente encontrei meu caminho no novo ambiente depois de me mudar de Barcelona para a Alemanha. Sempre que tenho uma pergunta, Massimo está ao meu lado com conselhos e ações.
No momento, você está treinando em casa, assim como seus colegas de equipe. Como é o seu programa? Eu vou correr todos os dias. Nossa equipe técnica elaborou um plano individual para cada jogador, que especifica exatamente quais corridas devemos concluir. Além disso, a associação nos forneceu ergômetros de bicicleta, bandas de ginástica, bolas de medicina, pesos e outros utensílios de treinamento com os quais posso treinar em meu apartamento. Eu acho que o clube organizou tudo muito bem no curto prazo.
Do que você mais sente falta na sua rotina diária de treinamento? A pergunta é respondida rapidamente: meus colegas de equipe! Simplesmente todo o ambiente e a sensação quando você dirige para a área do clube, entra na cabine, vai à praça juntos e joga bolas. E então, o momento em que você está de volta à cabine e sabe que concluiu uma boa unidade juntos.
Os fãs do Schalke votaram recentemente em você como 'Jogador do Mês' ao votar no nosso parceiro Hagedorn . O que esse prêmio significa para você? É uma honra muito grande. Fiquei muito feliz quando descobri que os fãs haviam me escolhido. As notícias me deram outro impulso. Por isso, é uma pena que atualmente não consiga retribuir a confiança depositada em mim em campo.
Se você olhar pela primeira vez na camisa do Schalke, parece que não teve problemas de ajuste. A equipe me recebeu muito bem desde o primeiro segundo. Isso foi muito importante para a cabeça. Eu tive que trabalhar muito em muitas pequenas coisas que um estranho não pensa necessariamente primeiro, especialmente nas primeiras semanas. Por isso, quero dizer principalmente coisas táticas, porque cada equipe joga de maneira diferente. Demorou alguns dias para internalizar todas as abordagens e idéias da equipe de coaching. Os primeiros jogos me fizeram sentir muito bem no geral.
Que feedback você recebeu de David Wagner após seus primeiros jogos? O treinador me disse que geralmente estava satisfeito com minhas aparências. Claro que sempre há detalhes nos quais você ainda precisa trabalhar. Sei em que áreas ainda preciso melhorar e recebo grande ajuda de nossa equipe de coaching.
Quando você fala com o treinador, está em inglês. Atualmente, você usa o tempo livre de futebol, além do treinamento individual para aprender um pouco de alemão? Definitivamente. Meus dois professores de alemão, que são Massimo e Bodo Menze, regularmente me fornecem material, como um aluno ao qual recebo trabalhos de casa aos quais me dedico. Aprendi muito nas últimas semanas, por exemplo, posso me apresentar a outras pessoas, perguntar como isso funciona. Além disso, é claro que conheço o vocabulário específico do futebol para simplificar a comunicação com meus colegas de campo.
Finalmente, temos uma pergunta depois do trabalho. Você pode recomendar um filme ou série de TV para nossos fãs nas noites sem futebol? Atualmente, estou assistindo 'The Last Kingdom' na Netflix. A ação acontece no século 9, já existem três temporadas. Depois de treinar e fazer a lição de casa alemã, sempre fico feliz em assistir a um episódio no Netflix novamente. Link da matéria original: https://schalke04.de/interview/todibo-home-office/
Commentaires