Maiores revelações do Schalke 04 no século XXI
- Schalke 04 Brasil
- 13 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2023

Sabemos que o Schalke 04 é conhecido por revelar talentos para o futebol não só da Alemanha como também para todo o mundo. E o clube sabe como poucos produzir e lapidar suas joias com o mais alto nível, fazendo do time um celeiros de craques.
Se falássemos de todos grandes nomes que foram moldados pela Knappenschmiede, a “Forja da Mina” em alemão, seriam necessários textos e mais textos pra reverenciar grandes jogadores. Por isso, vamos nos atentar às maiores revelações do S04 no séc. XXI.
Começamos com o melhor goleiro da atualidade, Manuel Neuer, que por 15 anos pertenceu ao clube de Gelsenkirchen e se tornou um ídolo para os torcedores. Sua venda para o rival Bayern de Munique abalou o carinho com os Azuis Reais, mas é motivo de orgulho que um dos maiores goleiros da história tenha começado sua carreira no Schalke 04.
O lateral direito Thilo Kehrer não tem o prestígio e fama do Neuer, mas também tem seu valor. Iniciando na categoria de base do S04 em 2012, o alemão foi mostrando seu futebol no sub-17, sub-19 até chegar à equipe principal. Na temporada 18/19 foi vendido ao milionário PSG pela bagatela de 37 milhões de euros.
Fazendo parte da Knappenschmiede desde 2001, Benedikt Howedes tem no total 16 anos de clube. O ex-zagueiro é um símbolo para os fãs , onde conquistou a Copa da Alemanha em 2010/2011. Howedes também conta com a conquista da Copa do Mundo de 2014. Depois do Schalke 04, o defensor atuou pela Juventus e pelo Lokomotiv Moscou, encerrando sua carreira em 2020.
Outro zagueiro que é “cria” da forja da mina é o camaronês Joel Matip, atualmente com 30 anos e jogando pelo poderoso Liverpool. Sua chegada em Gelsenkirchen teve inicio em 2000 só mudando para novos ares em 2016. A passagem pelo clube alemão contou com 258 partidas, 23 gols, conquistando a Taça e a Supercopa da Alemanha em 2011.
Vindo do Stuttgart, o lateral esquerdo Sead Kolosinac, faz parte da equipe sub-19 do Schalke 04 no ano de 2011/2012. Sendo promovido para a equipe principal na temporada seguinte. Seu desempenho pelo time chamou a atenção do Arsenal, que o contratou por 15 milhões de euros. Identificado com a cidade e com o clube, Kolosinac retornou ao S04 por empréstimo até 2021. Atualmente joga pelo Olympique de Marselha.
Uma surpresa desta lista é o nome de Ilkay Gündogan. O meio-campista alemão de origem turca ganhou prestígio internacional atuando pelo rival do Schalke 04, o Borussia Dortmund, mas poucas pessoas sabem que ele teve uma passagem pela Knappenschmiede. Nascido em Gelsenkirchen, o jogador atualmente com 31 anos, deu seus primeiros chutes na academia dos azuis reais aos 7. Hoje é um dos principais jogadores do Manchester City.
Tido como uma das maiores joias que já passaram pela base do S04, Julian Draxler não correspondeu a alta expectativa. Aos 8 anos chegou ao clube e ficou até até 2015, quando foi negociado com o Wolfsburg. No total são 14 anos de Schalke e se tornou um dos jogadores mais jovens a jogar a Bundesliga. Em 2011, com 17 anos fez sua primeira participação no Campeonato alemão.
Outro nome que pode causar espanto é de Mesut Özil. O talentoso meia é da cidade do clube e ingressou no sub-19 em 2005. Com ótimas atuações logo subiu à equipe principal, mas seu temperamento forte causou problemas com a diretoria. Em 2008 foi vendido ao Werder Bremen por 5 milhões de euros.
Chegou a vez de Leroy Sané, atacante de 26 anos, que teve duas passagens pela base do Schalke 04 antes de estrear no time principal. A primeira foi durante 2005/2008, quando trocou Gelsenkirchen por Leverkursen para atuar pelo Bayer, porém voltou em 2011 até 2015. Os torcedores tiveram pouco tempo para aproveitar o talento de Sané, já que foi vendido rapidamente ao City pela bagatela de 52 milhões de euros.
Fruto da boa observação do clube no mercado internacional, o norte-americano Weston McKennie, chegou para compor o elenco sub-19 da equipe em 2016. Já no ano seguinte desfilava seu talento na equipe principal. As boas atuações chamaram atenção da Juventus que garimpou o meia.
A Knappenschmiede continua revelando muito para a equipe de cima. Podemos citar que estão no atual elenco: Mehmet-Can Aydin, Kerim Çalhanoglu e Malik Thiaw.
E a renovação não vai acabar tão cedo, já que duas promessa da base já estão chamando atenção. Juan Ignacio Cabrera e Elias Kurt são os talentos da vez. O primeiro é uruguaio, porém vive no país germânico desde 9 anos de idade e é aquele típico camisa 10 sul-americano, sendo o ponto que desequilibra no meio campo. Já Kurt, que tem passagens pela seleção alemã sub-19, é primeiro volante que joga com as duas pernas, dando uma boa saída de bola ao time.
A reconstrução do Schalke 04 passa e muito Knappenschmiede, onde o clube sabe desenvolver e explorar as habilidades dos jovens atletas. Como dizem aqui no Brasil que a água que bebem em Santos é diferente, o líquido que mata a sede pelos lados de Gelsenkirchen também tem algo especial.
Texto por: Filipe Pereira
Comments