Como era o mundo na última vez em que o Schalke 04 foi rebaixado
- Schalke 04 Brasil
- 9 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2023

Depois de trinta anos na elite alemã, a equipe azul-real irá disputar novamente a segunda divisão. O último calvário acontecera na temporada 1990/1991, após cair em 1987/88 – curiosamente, também amargando a última colocação no campeonato – e permanecer três temporadas por lá, retornado à elite sendo campeão em uma campanha digna de elogios até os dias atuais.
Certos fatos históricos aconteceram naquele período e, assim, vamos elencar algumas das várias mudanças pelas quais o mundo sofreu em 1991, ano da parte final da temporada em que o Schalke disputou a segunda divisão:
As tropas americanas iniciaram, em janeiro, os bombardeios contra as forças iraquianas de Saddam Hussein, eclodidos pela invasão dos iraquianos ao Kuwait, ainda no ano anterior. A batalha, que durou até fevereiro, teve seu cessar-fogo declarado no mês seguinte pelo então presidente norte-americano George Bush.
Em março, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinaram o Tratado de Assunção na capital paraguaia, estabelecendo a origem funcional e executiva do Mercado Comum do Sul, o Mercosul.
A Geórgia, país de destaque na história do Schalke com o meia Levan Kobiashvili declarava, em abril, sua independência da União Soviética, um pouco antes da assinatura do Pacto de Varsóvia, que ocorrera em julho.

Em maio, o título da UEFA Champions League foi surpreendentemente conquistado pelo Estrela Vermelha na final disputada diante do Olympique Marseille (FRA) em Bari, na Itália. O lendário time sérvio de Siniša Mihajlović, Darko Pančev e cia, bateu os franceses comandados por Jean-Pierre Papin, Abedi Pelé e o brasileiro Carlos Mozer nos pênaltis, após um empate por 0x0 no tempo normal e na prorrogação.
A Bundesliga seria vencida pelo Kaiserslautern em 15 de junho de 1991, sendo o terceiro título alemão da história do clube, que mais tarde voltaria a vencer a competição nacional, em 1997/98.
No Brasil, tivemos um vencedor histórico da Copa do Brasil. Em junho, o Criciúma, do ainda jovem treinador Luiz Felipe Scolari, derrotou o Grêmio naquela que fora apenas a terceira edição da competição.
Duas bandas badaladas na época lançaram discografias que venderiam, nos anos seguintes, milhares de discos e exemplares semelhantes. O Pearl Jam lançou, em agosto, seu primeiro disco, intitulado Ten, enquanto o Nirvana, com Nevermind, obteve um sucesso ainda maior no mês seguinte.

Também em agosto, um dos videogames mais lendários no mundo dos games, o Super Nintendo, fora lançado. Clássicos como Super Mario World e Sonic o-acompanharam na época, marcando a vida de diversas pessoas mundo afora.
O multicampeão nacional do automobilismo, Ayrton Senna, conquistava em 20 de outubro o seu terceiro título da Fórmula 1, após vencer o Grande Prêmio do Japão em Suzuka, com uma rodada de antecedência do fim da competição.
Em novembro, falecia Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, em decorrência do vírus HIV, deixando uma legião de fãs construída ao redor pelo mundo todo.
O famoso parque de diversões Beto Carrero World era inaugurado em Penha-SC, no dia 28 de dezembro daquele ano.
Por fim, um dos fatos mais marcantes daquele ano foi a finitude da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O então líder geral, Mikhail Gorbatchov, renunciou ao cargo após a queda do Muro de Berlim (1989), colocando um ponto final na mais longeva guerra socioeconômica vivida pelo mundo, a Guerra Fria.
De fato, o ano de 1991 fora muito marcante não só para o torcedor azul-real, como também para o mundo todo. Agora, o Schalke aguarda o início da nova temporada para escrever um novo capítulo em sua história de descensos, para apagar a mancha da pior campanha já feita na história do clube e marcar os anos de 2021 e 2022 positivamente nas bibliografias mundiais.
コメント