A fábrica de craques da Alemanha
- 13 de out. de 2019
- 1 min de leitura

Nos últimos anos, a base do Schalke 04 vem se destacando quando o assunto é a formação de jogadores. Sempre considerada uma das melhores do país, as safras que surgiram recentemente foram de jogadores que, em sua grande maioria, atingiram o nível internacional, onde muitos irão até mesmo representar suas seleções na Copa do Mundo Russia 2018.
Entre os jogadores, se apenas destacarmos os alemães, é possível provar que nossa categoria de base está em uma época "abençoada". Manuel Neuer, Mesut Özil, Benedikt Höwedes, Julian Draxler, Leroy Sané e Ikay Gündogan são joadores que irão para a próxima Copa do Mundo ou que participaram da anterior (Brasil, 2014).
Mas não para por ai, jogadores como Sead Kolasinac e Joel Matip foram formados no clube de Gelsenkirchen e hoje atuam em grandes times da Inglaterra. Mas nada disso seria possível se não fosse pela formação dos atletas, não estou falando de seus aspectos físicos e táticos, mas sim de escolar, providenciado graças a escola Berger Feld, localizada a poucos metros do centro de treinamento do clube.
A educação é tratada como fundamental para o planejamento das categorias de base do clube. Dentro da visão humanista que o processo de formação é constituído no clube, a parte escolar e o desenvolvimento social do jovem são peças fundamentais. O gasto para manter a escola, chegou há 35 milhões de euros num total de 10 anos, mas não é nada comparado ao lucro da venda desses, que chegaram ao clube como crianças e saíram formados, literalmente.
Originalmente publicado em:
https://04schalkebrasil.blogspot.com/2018/05/o-segredo-para-revelar-bons-jogadores.html
Comments