top of page
Logo 2021 Transparente.png

21 anos de Veltins-Arena - A história da fortaleza azul real

Atualizado: 15 de out. de 2022



Todos os clubes querem um estádio para chamar de seu, com um clima favorável ao mandante e um completo inferno para os rivais, este é o combo perfeito para uma casa no futebol. E isto é exatamente o que o Schalke 04 tem quando joga em Gelsenkirchen, mais precisamente no templo chamado Veltins-Arena. Com um custo aproximado de £192 milhões, sendo ele todo com dinheiro da iniciativa privada, foi inaugurado em 13 de agosto de 2001, em um torneio amistoso entre o S04, Borussia Dortmund e Nuremberg. A primeira partida foi logo de cara foi o Revierderby, mas o 0x0 não saiu do placar.


Com capacidade para 61.481 pessoas, destes 45.000 sentados, o estádio é um dos mais modernos de todo o mundo. Prova disto foi a escolha para sediar a final da UEFA Champions League de 2004, entre Porto x Mônaco, e recebeu cinco jogos da Copa do Mundo de 2006, inclusive o marcante Portugal x Inglaterra, partida que os lusitanos avançaram à semi daquele mundial. O clube atuava no Parkstadion desde 1974, mas a estrutura do local começou a ficar defasada para os padrões mais modernos. Então em 1998 teve início a construção da nova arena multiuso, contemplando shows, convenções e outros eventos esportivos. No ano de 2005 a cervejaria alemã Veltins, compra o naming rigths do espaço, que inicialmente se chama Arena aufSchalke, passando a ter o nome de Veltins-Arena. Falando em cerveja, o local possui um cervejoduto com 5.000 metros de canos que servem 52 mil litros de cerveja por jogo. Nada mal, hein?


Podemos listar outras curiosidades de nossa casa como o teto retrátil; o campo deslizante; cubo de vídeo de 29 polegadas (0,74 metros) com quatro telas penduradas no centro do campo; uma capela onde já ocorreram mais de 2000 batismos e 1000 casamentos e o túnel de entrada dos jogadores ao gramado, que lembra minas de carvão, principal atividade econômica da cidade de Gelsenkirchen na época da fundação do clube.

A obra do arquiteto Hubert Petschnigg é reverenciada em todo mundo por sua beleza e modernidade e está aberta para visitação. O tour pelo estádio tem direito a conhecer o museu do clube e é uma das paradas obrigatórias não somente para os amantes do futebol, mas para quem quer conhecer um ponto turístico da cidade. O valor do ingresso para adultos é £9 e para menores de 21 anos é de £5. A sinergia entre a torcida azul real e o estádio é tão grande que segundo dados do @ThePopFoot, o Schalke 04 tem a sexta maior média de público deste século na Europa, o que comprova que ganhar do S04 em seus domínios é uma tarefa árdua para qualquer equipe do mundo.


Nesta temporada a estreia dos mineiros em Gelsenkirchen coincidirá com o aniversário de 21 anos da Veltins-Arena. No dia 13 de agosto, o clube enfrentará o Borussia Mönchengladbach, pela 2ª rodada da Bundesliga. Mais do que nunca o fator casa será essencial para os comandados de Frank Kramer, tendo em vista que o clube está de volta à 1ª divisão e o apoio das arquibancadas tem tudo para ser o maior combustível da equipe.




Comentarios


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page