top of page
Logo 2021 Transparente.png

Supercopa da Alemanha 2011/12: a reconquista do futebol alemão

Atualizado: 9 de mar. de 2024

A hashtag #TBT faz parte dos amantes das redes sociais desde 2012, quando começou a ser utilizada no Twitter para lembrar fatos na quinta-feira. Para entrar na moda da internet, nada melhor que relembrarmos uma conquista inédita para nosso clube. A Supercopa 2011/2012 tem um lugar especial no coração do torcedor do Schalke 04. O jogo que coloca frente a frente o campeão da Bundesliga contra o vencedor da Copa da Alemanha é o pontapé inicial das competições germânicas, e na temporada 11/12, o Revierderby teve esta alcunha. O BVB, estrelado com Mats Hümmels, Ilkay Gündogan e Robert Lewandowski conquistou o campeonato alemão sem muita dificuldade, já o S04, que contava no elenco com Ralf Färhmann (nosso goleiro até hoje), Benedikt Höwedes e Raúl triunfou na DFB-Pokal com um sonoro 5x0 frente o MSV Duisburg na final.

No dia 23 de julho de 2012, a Veltins-Arena foi o palco para o encontro dos gigantes do Vale do Ruhr. Mais de 61 mil pessoas acompanharam a partida e logo de cara viram como seria dramática a peleja. Os aurinegros não pareciam que estavam em início de temporada, com um ritmo forte desde o começo do jogo, pressionaram muito os mandantes. Se não fosse a trave na cabeçada de Lewandowski e uma atuação fenomenal do goleiro Ralf Färhmann, o primeiro tempo teria ampla vantagem para os visitantes.


A segunda etapa continuou como a primeira, com Lewandowski quase abrindo o placar, mas temos que falar da grande partida que o setor defensivo do S04 fez naquela noite. Höger, Papadopoulos, Höwedes e Fuchs com certeza jogaram muito. Voltando à partida, o Schalke 04 levou perigo somente aos 69 minutos com Holtby, porém a melhor oportunidade dos azuis reais saiu dos pés de Jan Morávek, que após uma bela troca de passes chutou cruzado para a ótima defesa com o pé direito de Weidenfeller.

Com a bola teimando em não entrar, a decisão por pênaltis foi o capítulo final das duas equipes na decisão. O primeiro a cobrar foi Gündogan, que só deslocou Färhmann para abrir a contagem. Holtby para S04 também converteu. Hummels e Edú do mesmo modo balançaram a rede. Com 2x2 no placar, foi a vez de Grosskreutz ir para a marca da cal e explosão em Gelsenkirchen. Färhmann pulou no canto certo e defendeu. O encarregado de colocar o azul real à frente foi o capitão Höwedes, seguido de Leitner e Jurado. No momento decisivo, Perisic foi o nome que poderia dar sobrevida ao BVB ou alegria ao Schalke 04. Na cobrança apareceu a estrela da noite, Färhmann mais uma vez voou no canto certo e espalmou a bola para delírio total da casa. 4x3 nas penalidades e Schalke 04 campeão.


A conquista do título inédito ainda mais sobre o maior rival foi celebrada como nunca na cidade. Os mineiros voltavam para o topo do futebol alemão, fato que há muito tempo não ocorria. Neste ano, o clube tentará voltar a mandar na Alemanha, indo em busca do título da Bundesliga e da DFB-Pokal.



ความคิดเห็น


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page