Perspectiva e visão sobre o rebaixamento do Schalke 04
- Paulo Zhërus
- 14 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023

Enquanto muitos reconhecem o quão excitante e prazeroso seria vencer o Hamburgo em uma eventual repescagem, que acontece quando o antepenúltimo colocado da Bundesliga encara o 3º colocado da 2.Bundesliga, na disputa por uma vaga na primeira divisão, poucos de nós realmente desejamos que este jogo precise acontecer.
Como torcedores, não queremos estar em uma situação de repescagem, a não ser em último caso, para escapar da degola. E obviamente, também não desejamos que o Hamburgo SV chegue tão longe nessa temporada.
À primeira vista parece um pouco cedo para falar sobre rebaixamento, além de desagradável. Porém, precisamos ser honestos ao olhar nosso índice de aproveitamento de pontos até aqui. Foi justamente esse alerta que fez suscitar a questão que é tema desta matéria, mas precisamos também falar de esperança, gerada pelas boas atuações da equipe nos últimos jogos, não para romancear como bobos, mas para que nossa honestidade não pareça viciada aos pesares.
Resumo dos momentos mais tensos da temporada
Começamos o campeonato contrariados com a contratação de um técnico que não queríamos e que não demonstrava condições para assumir o grau de exigência do posto no Schalke 04. O treinador Frank Kramer se despediu após a derrota por 5x1 contra o Hoffenheim em outubro do ano passado.
Com um vultoso registro de lesões graves que afastaram nossos principais jogadores por várias partidas, nós torcedores tínhamos a vista brutalizada por um futebol mal jogado e jogadores que se arrastavam durante os jogos.
Entre as ausências de grande impacto, Thomas Ouwejan, Alex Král, Rodrigo Zalazar e Marcin Kamiński, que passaram grande parte do campeonato lesionados, a negociação de Malick Thiaw, que foi defender o AC Milan, não tiveram reposições que mantivessem o clube minimamente competitivo diante de seus adversários.
Com a equipe desorganizada a cada jogo e falta de profundidade, as equipes rivais se lançavam ao ataque sem grandes preocupações em seus setores defensivos. De experiências como esta, placares como 6x1 em favor do Union Berlin na 4ª rodada, 4x0 para o Bayer Leverkusen na 9ª rodada, 3x0 para o Hoffenheim na 10ª rodada amaldiçoaram o senso de torcedores mais pessimistas, que já ali falavam de rebaixamento.
Resumo do momento atual
Em momentos de grandes apertos e poucas probabilidades, muitos consideram forçar um falso positivismo, mas em momentos de 14 rodadas e 42 pontos em disputa, forçar o positivismo, assim como pessimismo, é uma grande imprudência.
Se olhar para o passado é importante, reconhecer o presente e reconhecer a existência de uma estrutura em direção ao futuro são premissas também fundamentais. O que nós temos para condenar a densidade dessa estrutura enquanto vemo-la urgir, neste momento, 7 pontos atrás do 14º colocado do campeonato?
Com a retorno de jogadores que estavam no departamento médico, somado às recentes contratações, que reforçaram nosso setor defensivo nos últimos três jogos, ainda é incerto o que podemos esperar de resultados positivos nestes jogos que faltam para fechar a temporada, porém, considero muito mais plausível que não se condene um clube, seus jogadores e torcida com antecipação tamanha .
Nos três últimos jogos nós não sofremos gols. Esse período também marca o retorno do nosso ídolo Ralf Fahrmann ao time titular, que teve poucas, porém pontuais intervenções ao ser exigido nas partidas diante do Köln, do Borussia Monchëngladbach e diante do Wolfsburg.
Considerar irrelevante o nível de exigência ao enfrentar respectivamente o 11º, o 9º e o 7º colocados (na abertura das respectivas rodadas) talvez seja um comportamento tão descuidado quanto o desempenho do clube nas partidas anteriores a essas.
Haverá, certamente, grandes momentos de provação e nós estaremos lá para ver o que acontecerá. Um desses momentos você poderá assistir conosco no 2º Encontro Nacional, que acontecerá entre nós da comunidade Schalke 04 Brasil e a comunidade Borussia Dortmund Brasil. Iremos assistir juntos ao revierderby que acontecerá no dia 11 de Março. Esse encontro está previsto para acontecer em 3 capitais: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esse texto foi produzido em decorrência da enquete realizada no grupo de Whatsapp, do Fã clube, no dia 12/02/2023, onde perguntamos aos torcedores sobre um possível rebaixamento do clube. O resultado final foi de 17 “otimistas” e 6 “pessimistas”.
Você também pode fazer parte do nosso grupo de WhatsApp. Preencha o formulário de inscrição no nosso site e ingresse no fã clube oficial do Schalke 04 no Brasil!
Confira abaixo os dados que levantamos sobre a temporada atual e a temporada 20/21, quando o Schalke 04 rebaixado.
Comments