top of page
Logo 2021 Transparente.png

S04 6x6 FCB - Uma partida para a história do futebol alemão

Atualizado: 25 de fev. de 2023


Hoje em dia os placares dos jogos de futebol estão muito burocráticos. Um 3x2 ou um 4x3 é algo raro nos campos brasileiros e mundiais, porém em 1984, um 6x6 entrou para história da Copa da Alemanha entre os rivais Schalke 04 e Bayern de Munique. Vamos à epopeia do confronto.

O Schalke 04 atravessava um período conturbado, sendo rebaixado pela primeira vez para à 2.Bundesliga no ano de 1981. Conseguiu o acesso logo no ano seguinte, mas em 83 caiu novamente para a segunda divisão.

O clube de Gelsenkirchen era comandado por um especialista em acessos, Diethelm Ferner, e com alguns nomes de peso como: Bernard Dietz, Walter Junghans e alguns jogadores da base: Thomas Kruse, Michael Optiz e Volker Abramczik, mas a joia era Olaf Thon, de 18 anos.

O favoritismo era do time de Munique, que sempre lutava pelo título alemão e fazia boas campanhas na Copa dos Campeões da Europa. Todavia o que se viu no duelo foi um jogo equilibrado.

Logo no início Karl-Heinz Rummenigge abriu o placar para os visitantes e aos 12 minutos já estava 2x0 com o gol de Mathy. O começo desligado do S04 custou caro, mas logo após o segundo tento dos bávaros, o Schalke diminuiu o marcador com a boa cabeçada de Kruse. Nesse momento a joia de Gelsenkirchen apareceu. Em uma jogada de pura habilidade, Olaf Thon deixou tudo igual no marcador.


O empate nem chegou a demorar um minuto, Michael Rummenigge colocou o Bayern em vantagem novamente. 3x2. O jogo recheado de gols na primeira etapa continuou com muitas alternativas. O clube de Munique, que contava com jogadores mais técnicos, controlava a bola, já o Schalke 04 era empurrado pela torcida e não deixava de acreditar.

No segundo tempo, um abalo sísmico ocorreu em Gelsenkirchen, o culpado foi Thon, anotando o empate em 3x3 para alegria dos presentes.


Com todo estádio em êxtase, a virada dos Azuis Reais aconteceu no minuto 27 com Peter Stichler. Mas quem pensou que tudo já estava resolvido enganou-se, uma vez que Michael Rummenigge marcou e igualou o placar da semi.

Na reta final do segundo tempo o jogo ficou franco com as duas equipes querendo resolver uma vaga à final ainda no tempo regulamentar, mas sem sucesso.


Tínhamos mais 30 minutos de emoções. A primeira parte da prorrogação foi para consagrar os goleiros dos times. Jean-Marie Pfaff, pelo Bayern e Walter Junghans, pelo S04 fecharam tudo, mas os últimos 15 minutos seriam eternizados na história do futebol alemão.


O atacante Dieter Hoeness foi o primeiro herói a pintar na decisão. Entrando no decorrer da partida anotou o 5x4 para os visitantes, em um bobeira de Junghans, que tentou evitar que a bola saísse pela linha de fundo e acabou dando de bandeja o gol para o Bayern.

O placar adverso, faltando poucos minutos para acabar a partida, a torcida e jogadores poderiam entregar os pontos, mas não foi isso que aconteceu. Com toda a força da sua gente o Schalke empatou a peleja em 5x5 faltando 10 minutos para o fim. O autor da proeza foi o capitão Azul Real, Dietz.


A igualdade no marcador poderia deixar os times confortáveis com o resultado, porém o que se viu nos 5 minutos finais foram épicos. Aos 13, decepção no Parkstadion, mais uma vez os bávaros na frente, em uma jogada que Hoeness ficou com toda a liberdade e chutou por debaixo do goleiro do S04. 6x5 e acabou?


Nada disso. Com o pouco tempo e desesperado pelo empate, o Schalke foi para o tudo ou nada e insistia no chuveirinho dentro da área e como naqueles momentos em que cada torcedor queria presenciar aconteceu. O herói, a joia, o espírito do Schalke fez com que Thon anotasse pela terceira vez e empatasse o jogo em 6x6. Preciso nem falar que o estádio veio abaixo, e uma invasão também, encerrando o incrível confronto.

Como não existia pênaltis no regulamento da Copa da Alemanha da época, uma partida extra aconteceu uma semana depois, em Munique, e o placar foi um pouco mais econômico, 3x2 para o Bayern que foi à final da Pokal daquela temporada.


Mas o emblemático jogo de 6x6 ficou para história do futebol alemão e mais uma vez mostrando como o Schalke 04 sempre supera as adversidades. Que esse jogo serva de exemplo para os jogadores do atual elenco, que não deixem de acreditar no tão sonhado acesso à Bundesliga.

Comments


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page