Os jogadores que largaram o barco: como foram fora do Schalke 04?
- Schalke 04 Brasil
- 26 de mai. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2023

Como todo torcedor do clube sabe, após a oficialização do rebaixamento do clube para a 2.Bundesliga, na temporada 2021/22, o clube seria forçado a negociar e permitir a saída de diversos atletas do elenco da época, visando cortar despesas e restruturar a equipe para a segunda divisão. Ao todo, foram 16 saídas em definitivo, além dos atletas emprestados (Amine Harit, Ozan Kabak e etc).
Mas será que eles obtiveram sucesso fora de Gelsenkirchen? Confira abaixo o desempenho dos principais jogadores que deixaram o clube após o rebaixamento:
Omar Mascarell

O ex-capitão do clube, Omar Mascarell se transferiu para o Elche CF (ESP), onde atuou em 32 partidas, sem marcar ou dar assistências, recebeu seis cartões amarelos e atuou por 2506' minutos pela equipe. Teve bom desempenho em campo e se tornou um jogador adorado pelos torcedores do clube espanhol, deve renovar em breve.
Frederick Ronnow

O goleiro Fredrick Ronnow, que estava emprestado ao clube na temporada 2020/21, foi negociado pelo Frankfurt (ALE) ao Union Berlim (ALE). Com um começo de temporada fraco, Ronnow recebeu maior espaço no elenco apenas na segunda metade. Atuou em 13 partidas, onde cosneguiu 4 clean sheets. Além disso, atuou na Conference League, foi semi-finalista da Pokal e convocado para a seleção da Dinamarca, em março de 2022.
Gonçalo Paciência

O atacante português retornou ao Frankfurt (ALE) após fraca temporada pelos azuis reais. Mesmo lutando contra algumas lesões, com muita paciência, conseguiu atuar em 25 partidas, marcando dois gols e concedendo uma assistência. Foi campeão da Europa League 2021/22 (o primeiro português a vencer, desde Moruinho em 2017) e deve disputar a Champions League na próxima temporada.
Sead Kolasinac

O lateral bósnio, que já foi o melhor lateral esquerdo da Bundesliga, em sua última temporada pelo clube (na primeira passagem), rescindiu o contrato com o Arsenal (ING) e assinou em definitivo com o Marseille (FRA). Atuou em 22 partidas, concedendo uma assistência, recebeu 2 cartões amarelos e esteve em campo por 849' minutos. Foi semifinalista da Conference League e convocado para a seleção em março de 2022.
Shkodran Mustafi

O zagueiro alemão, campeão da Copa do Mundo de 2014, teve uma passagem vexatória pelo clube (após temporadas abaixo pelo Arsenal (ING). Sem renovar com o Schalke 04, fechou um contrato de duas temporadas com o Levante (ESP), onde atuou em apenas 11 partidas, tendo marcado 1 gol (o seu primeiro na LaLiga desde 2015, quando ainda atuava pelo Valencia). Sofreu com uma lesão no joelho que o fez perder boa parte da última temporada.
Matija Nastasic

Após 6 temporadas e meia defendendo as cores dos azuis reais, o zagueiro sérvio Matija Nastasic retornou a Fiorentina (ITA) por duas temporadas. Por conta de lesões, atuou apenas 6 partidas na temporada, com 306' minutos em campo. Foi semifinalista da Copa da Itália e ainda, convocado para a seleção nacional em março.
Suat Serdar

Um dos meio-campistas mais promissores da década, o alemão Suat Serdar deixou o clube, por €8 milhões, rumo ao Hertha Berlim. Jogador importante, atuou em 34 partidas, marcando 3 gols, concedendo 2 assistências e recebendo 8 cartões, em 2512' minutos em campo. Mesmo com a péssima temporada do time de Berlim, Serdar foi importante para ajudar na manutenção da equipe na Bundesliga, ao vencer os playoffs contra o Hamburgo.
Weston McKennie

O meio-campista americano foi negociado em definitivo com a Juventus (ITA), após uma primeira temporada emprestado ao time de Turim. Na última temporada, foram 29 partidas, 4 gols marcados e 1 cartão amarelo, em 1965' minutos em campo. Além de atuar pela Champions League, marcou na derrota contra a Inter de Milão (ITA), na Supercopa da Itália.
Matthew Hoppe

Outro jovem jogador da seleção dos EUA, Matthew Hoppe, deixou o clube rumo ao Mallorca (ESP). Após enfrentar muitos problemas de adaptação, principalmente no aprendizado da língua espanhola (segundo o jornal Marca) e uma lesão que o deixou de fora por várias semanas, as esperanças de realizar uma boa temporada, diminuiram. Ao todo, foram apenas 8 partidas, tendo sido titular contra o Barcelona e Real Madrid (onde concedeu 1 assistência), totalizando apenas 185' minutos em campo, na temporada.
Ahmed Kutucu

O atacante turco Ahmed Kutucu foi mais uma das promessas do clube, nesse início de década, a deixar o clube em definitivo. Após fechar contrato com o SV Sandhausen (ALE), foi emprestado ao Instanbul Basaksehir e retornou a Alemanha na metade da temporada. Ao todo, foram 14 partidas e 2 gols na temporada. Acabou por não enfrentar o Schalke 04 na 2.Bundesliga, por conta de covid.
Mark Uth

Emprestado desde a parte final da temporada 2020/21, o ex-jogador da seleção alemã, Mark Uth, deixou o clube e assinou em definitivo com o FC Köln (ALE). Tendo papel importante, atuou em 34 partidas, com 4 gols marcados, 8 assistências concedidas e 2218' mintuos em campo. Marcou contra o Bayern e contra o M'gladbach, foram duas assistências e um gol em dois jogos na Bundesliga. Foi peça importante para a classificação da equipe para a Conference League da prómporada.
Sebastin Rudy

Mesmo cercado de expectativas, a passagem de Sebastian Rudy pelo clube foi um tremendo fracasso. Na última temporada, deixou o Schalke 04 em definitivo e retornou ao TSG Hoffenheim (ALE). Atuou em 24 partidas, mas com apenas 925' minutos em campo, devido a três diferentes tipos de lesão e ainda, o atleta contraiu coronavírus.
Benjamin Stambouli

O volante francês, que em muitas oportunidades, foi capitão do clube, assinou com o Adana Demirspor (TUR). Ao todo, foram 36 partidas, 2 gols, 4 assistências e 4 cartões em 2611' minutos em campo. Mesmo sendo um jogador novo na equipe turca, assumiu a braçadeira de capitão em três oportunidades.
Alessandro Schöpf

O meia austríaco Alessandro Schöpf foi mais um jogador a deixar o clube e permanecer na Bundesliga, após assinar em definitivo com o Arminia Bielefeld (ALE). Em uma de suas melhores temporadas na carreira, atuou em 33 partidas, com 1 gol, 3 assistências e 3 cartões em 2552' minutos em campo. A titularidade na equipe garantiu a convocação para o ciclo da Copa do Mundo, onde sua seleção foi derrotada para o País de Galês nos playoffs.
Bastian Oczipka

O experiente lateral esquerdo alemão teve uma passagem de altos e baixos em Gelsenkirchen. Após o rebaixamento, seguiu o caminho de Ronnow e assinou com o Union Berlim (ALE). Foram 21 jogos e duas assistências, para um jogador que não foi fundamental, mas importante na temporada histórica do clube de Berlim.
Steven Skrzybski

Skrzybski, que dificilmente foi chamado corretamente pelos torcedores, em sua passagem pelo Schalke 04, assinou com o Holstein Kiel (ALE). Ao todo, participou de 26 partidas, com 4 gols e 1 assistência. Ainda, atuou como titular na derrota de seu clube para o Schalke 04, por 3x0.
Esses foram os principais atletas que deixaram o clube após o rebaixamento. Sente falta de algum torcedor? Acredita que um desses nomes possa vir a ser útil na nova temporada? Comente!
Comentários