Atletas que deixaram sua marca: Klaas-Jan Huntelaar
- Enrico Olaia
- 18 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023

https://tmssl.akamaized.net/images/foto/big/klaas-jan-huntelaar-1471341870-5858.jpg?lm=1483606115
Um dos maiores artilheiros do século XXI e maior goleador da história da UEFA Europa League (Liga Europa), o holandês Klaas-Jan Huntelaar, nasceu em 12/08/1983, na cidade de Voor-Drempt, a cerca de 35 quilômetros da fronteira com a Alemanha. O atacante iniciou sua carreira, no PSV Eindhoven (HOL) em 2002, onde teve poucas oportunidades na equipe principal, tendo sido emprestado ao Graafschap e Agovv, ambos clubes holandeses, nas temporadas seguintes, até ser vendido ao Heerenveen, em 2004.

Raúl e Huntelaar em ação pelo Real Madrid (2008/09). Reprodução: Internet
Após duas temporadas de destaque, em 2006, foi vendido ao poderoso Ajax (HOL). Sua ascensão meteórica e faro de gol, chamou a atenção do maior clube do mundo, o Real Madrid (ESP), que pagou a incrível quantia de € 27M, em 2009. Infelizmente, após pouco tempo e adaptação e sem o rendimento esperado do atleta (e de toda a equipe), com oito gols marcados pelos merengues, Huntelaar foi negociado com o AC Milan (ITA). Novamente, o desempenho aquém fez o atleta permanecer apenas uma temporada na Itália, antes de se transferir ao Schalke 04, em 2010, por € 14M. Huntelaar foi anunciado apenas dois dias depois da chegada de se ex-companheiro de Real Madrid, o atacante espanhol Raúl González.

Raúl e Huntelaar no Schalke 04 (2011/12). Reprodução: Internet
Em sua primeira temporada, foi peça importante para a memorável campanha na Champions League, onde o clube alcançou as semifinais do maior torneio de futebol de clubes do mundo e se sagrou campeão da Copa da Alemanha 2010/11. Na temporada seguinte, o ápice de seu futebol apareceu, com a conquista da artilharia do campeonato alemão (Bundesliga), consagrando-se, como um dos maiores atacantes da história do clube.

Huntelaar durante seu período como capitão da equipe (2013-2017). Reprodução: Internet
Ao longo dos anos, Huntelaar foi peça fundamental para as boas campanhas na Bundesliga, que garantiam a presença constante do Schalke 04 na Champions League. A partir de 2016, com o início de uma série de lesões, que foram afastando-o dos gramados, além do início avassalador de outro atacante, o austríaco Guido Burgstaller, Huntelaar perdeu espaço e acabou se transferindo de volta para o Ajax, aos 33 anos, em 2017.

Huntelaar arrisca chute em seu retorno ao clube, na tentativa de salvar a equipe do rebaixamento (2021). Reprodução: Internet
Com a evidente crise no clube, que estava próximo de mais um rebaixamento, o clube decidiu apostar em dois jogadores importantes da última década: era o retorno conjunto de Huntelaar, com a expectativa de aumentar o número de gols marcados e de Sead Kolasinac, para reforçar uma defesa que era constantemente vazada. Infelizmente, mesmo com a melhora do time na reta final de Bundesliga, não foi possível impedir o rebaixamento. Após essa temporada, Huntelaar anunciou sua aposentadoria.
O desempenho na seleção holandesa é outro marco notável na carreira do atleta. Atualmente, continua como o segundo maior artilheiro da história da laranja mecânica, ficando atrás apenas de Van Persie.
Números oficiais pelo Schalke 04:
240 partidas
35 assistências
126 gols
1 copa da Alemanha
Artilheiro da Bundesliga 2011-2012 com 29 gols em 34 jogos
Notável: no período desde o surgimento da Bundesliga, Huntelaar é o segundo maior artilheiro da história do Schalke 04, ficando atrás apenas de Klaus Fischer que tem 226 gols marcados.
コメント