top of page
Logo 2021 Transparente.png

A história da Bundesliga: onde o futebol alemão floresceu

Atualizado: 15 de out. de 2022



Em 5 de agosto terá início a 60ª edição da Bundesliga, o campeonato alemão. Uma das ligas mais fortes da Europa, reúne grandes clubes, torcidas fanáticas e jogadores do primeiro escalão mundial. Vamos mergulhar na história da competição que é um divisor de águas para o fortalecimento do futebol para a Alemanha.

Antes de falarmos propriamente da Bundesliga, é importante contarmos um pouco da era pré-Bundesliga. No ano de 1903 já eram realizados campeonatos, mas nada muito profissional, com os campeões das cinco principais ligas regionais jogando entre si para saber quem era o campeão nacional.

É de conhecimento de todos que a Alemanha sofreu muito com as guerras mundiais, e isso também afetou o andamento do futebol no país, paralisando de 1915 a 1919 a prática esportiva por causa da I Guerra Mundial. Até 1933, quem organizava o campeonato era a Deutscher Fussball-Bund (DFB), a Federação Alemã de Futebol, porém tudo mudou com a ascensão do partido nazista, liderado por Adolf Hitler, que criou a Gualiga, que significava Liga do Reich Nacional-Socialista para Exercícios Físicos.

Em 1938, com a anexação da Áustria pela Alemanha Nazista, clubes austríacos também jogaram o campeonato germânico. Aliás, em 1941, o Rapid Viena se tornou o único time não alemão a conquistar o torneio. Como sabemos, em 1945 e 1946 a segunda grande guerra eclodiu de vez, fazendo o campeonato paralisar novamente. Já em 48/49 com a separação da Alemanha em um lado ocidental e oriental houve outra divisão. Os do lado do ocidente pertenceram a DFB e os orientais a Deutscher Fussball Verband der DRR (DFV).



Início da Bundesliga


A principal competição germânica foi criada com o intuito de fortalecer a modalidade no país, já que vinham de consecutivos fracassos tanto no âmbito de clubes como de seleções. Pensando nisso, Franz Kremer, presidente do Colônia, Sepp Herberger, técnico campeão mundial pela Alemanha em 1954 e o diretor da DFB, Hermann Neuberger, no ano de 1962 resolveram tirar do papel a ideia da Bundesliga. Como antigamente não existia uma competição nacional, foi feita uma lista com 46 candidatos para a primeira edição, sendo escolhidos 16 clubes: Eintracht Braunschweig, Werder Bremen, Hamburgo, Borussia Dortmund, FC Köln, Duisburg, Preuben Münster, Schalke 04, FC Kaiserslautern, FC Saarbrücken, Eintracht Frankfurt, Karlsruher SC, FC Nürnberg, TSV 1860 Munique, VfB Stuttgart e Hertha Berlim foram contemplados para o certame.

A primeira partida do novo campeonato é da data de 24 de agosto de 1963, entre Borussia Dortmund e Werder Bremen. Com o primeiro gol saindo rápido, logo aos 58 segundos da etapa inicial, Timo Konietzka abriu o placar para os amarelos. A temporada inaugural coroou o Colônia como o grande campeão, porém o Schalke 04 fez uma campanha lastimável e só não foi rebaixado porque Hertha Berlim não cumpriu os acordos com seus jogadores, o que pelo regulamento da Bundesliga ocasionava rebaixamento.


Engana-se quem pensa que com a criação da Bundesliga o futebol alemão foi um mar de rosas. Uma das páginas mais vergonhosas foi o escândalo da temporada 71/72. O caso de suborno envolveu quase um terço dos clubes e mais ou menos 60 jogadores. O problema veio à tona com a divulgação do presidente do Kickers Offnbach, Horst-Gregorio Canellas que apresentou um áudio contendo o delito. A revelação foi feita no jardim de sua casa na comemoração dos 50 anos do dirigente. Estavam presentes diretores da DFB e jornalistas. O episódio foi prejudicial à competição que viu o público se afastar dos estádios, só retornando após a conquista da Copa do Mundo de 1974. Como consequência do escândalo, foi retirado o teto salarial dos jogadores que era de 1,2 mil marcos, já que os subornos aos atletas chegavam aos 15 mil marcos por jogador.

Um capítulo importante não só do campeonato como também da Alemanha, foi em 1990, quando houve a reunificação do país, que alterou o formato da competição. Com 20 clubes disputando o certame, quatro tiveram que descer. O primeiro campeão da Bundesliga após a reunificação foi o VfB Stuttgart. De lá pra cá, o Bayern de Munique se tornou disparado o clube mais forte e com mais conquistas, porém o equilíbrio é algo marcante na competição. Com muitos clubes disputando vagas por competições europeias e gigantes alemães disputando a 2.Bundesliga.


A criação da competição certamente foi um sucesso, visto que houve um crescimento do futebol no país, com a seleção chegando forte em todas as competições e as equipes são sempre candidatas aos torneios europeus que disputam. Visto sempre o favoritismo do Bayern de Munique na Champions League e o título recente do Eintracht Frankfurt na Europa League. Falando do nosso clube, o Schalke 04 voltou ao seu lugar e a torcida é que nunca mais deixe de disputar a Bundesliga, visto que o clube nunca venceu o campeonato alemão com essa nomenclatura.



Alguns dados da Bundesliga:

Maior artilheiro da competição

Gerd Müller (365)

Jogador com mais partidas

Karl-Heinz Körbel (602)

Maior campeão

Bayern de Munique (32)

Atual campeão

Bayern de Munique

Jogador com mais gols em uma temporada

Robert Lewandowski - 41 (2021/2022)

Goleiro com mais gols

Hans-Jörg Butt (26)

Maior goleada

Borussia Mönchengladbach 12x0 Borussia Dortmund (1977/78)

Gol mais rápido

A marca é dividida entre Karim Bellarabi e Kevin Volland. Os dois marcaram aos nove segundos

Temporada com mais gols

1983/83 (1097 gols)

Jogador com mais gols em uma partida

Dieter Müller (Köln) fez seis gols no confronto contra o Werder Bremen, em 1976/77

Maior invencibilidade

O Bayern de Munique ficou 53 rodadas sem perder, contando as temporadas 12/13 e 13/14

Maior sequência sem vitórias

Tasmania Berlin (1965/66) - 31 jogos

Maior público

Hertha Berlin 1x0 Köln (1969/70) Olympiastadion - 88.075 torcedores


Comments


BAIXE NOSSAS REVISTAS DIGITAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Branca Ícone Instagram

Site criado de fãs para fãs. Algumas imagens são protegidas por direitos autorais do clube.

bottom of page