4-3-3: o time ideal da história do Schalke 04
- Schalke 04 Brasil
- 30 de mai. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2023
Todos os clubes têm jogadores marcantes que deixaram legados por onde passaram e com o Schalke 04 não é diferente. Atuaram várias estrelas em Gelsenkirchen, umas não deram certo, outras não só deram certo como também estão eternizadas na instituição. Fazer uma lista com os 11 maiores jogadores de todos os tempos foi uma tarefa árdua, porém na nossa opinião esse é o time dos sonhos do Schalke 04.
Como o intuito é fazer uma escalação ofensiva, vamos de 4-3-3, ataque total. Segue a lista.

Goleiro: Neuer
Provavelmente o nome com maior aprovação, Manuel Neuer é nascido na cidade de Gelsenkirchen e iniciou no clube aos 5 anos de idade fazendo parte de todas as categorias de base até chegar ao time principal. Atualmente com 36 anos, o goleiro de 1,93 m, totalizou 20 anos defendendo o Schalke 04. Foi muito importante principalmente na campanha até a semifinais da Champions League de 10/11 e nos títulos da DFB-Pokal e Supertaça alemã em 11/12. Sua ida para o rival Bayern de Munique deixou a relação com a torcida meio abalada, mas Neuer nunca escondeu sua gratidão e carinho pelo clube.

Lateral-direito: Wim Suurbier
Um vencedor nato. Assim podemos definir Wim Suurbier, que mesmo jogando somente a temporada 77/78 na equipe, mostrou muita técnica e vontade atuando pelos azuis reais. Começando sua carreira no poderosíssimo Ajax, conquistou simplesmente 3 UCL, 7 Campeonatos holandeses e 1 Mundial de clubes, antes de acertar sua transferência ao Schalke 04. Após a rápida passagem pela Alemanha foi ao Metz, da França e foi um dos percursores ao atuar nos Estados Unidos, defendendo o LA Aztecs e San José Clash, onde pendurou as chuteiras. Infelizmente o lateral direito faleceu em 2020, aos 75 anos.

Zagueiro: Benedikt Höwedes
Jogador que recentemente esteve no S04, Höwedes é outro formado na categoria de base do clube (Knappenschmiede), participando dos times de juniores de 2001 até 2007. O ex-zagueiro de 34 anos foi um dos pilares do título da Copa da Alemanha na temporada 2010/2011, porém seu maior troféu foi pela seleção alemã na Copa do Mundo de 2014, conquistando o tetracampeonato mundial. Desde de 2020, Höwedes curte a aposentadoria.

Zagueiro: Yves Eigenrauch
Não podemos deixar de fora desta lista um multicampeão pelo clube. Conquistando as maiores taça do S04, Yves Eigenrauch, hoje com 51 anos, foi um daqueles jogadores que honraram a camisa que defendeu. Atuando somente por dois clubes em toda carreira, iniciando no Arminia Bielefeld foi para os azuis reais em 1990 para nunca mais sair. Nos mineiros, conquistou simplesmente a liga da segunda divisão em 90/91, a Copa Uefa de 96/97 e o bicampeonato da DFB-Pokal em 00/01 e 01/02, este último título encerrou sua participação nos gramados, pendurando as chuteiras ao fim da mesma temporada.

Lateral esquerdo: Helmut Kremers
Mais um campeão do mundo na lista. Levantando a Copa de 1974, Helmut Kremers chegou ao Schalke 04 vindo do Kirckers Offenbach pela bagatela de 60 mil euros na temporada 71/72 e já no seu primeiro ano de clube, levantou a Taça da Alemanha. Atuando pelo S04 até a temporada 79/80, completou 272 jogos pela equipe. Além da passagem como jogador, Kremers também teve passagem por vários departamentos do clube, chegando a presidir o S04 em 1994. Um tremendo ídolo.

Meio campo: Olaf Thon
Falando em ídolo, chegou a vez de um dos maiores. Olaf Thon para o apaixonado torcedor do Schalke 04 é figurinha certa em todas as listas. Hoje com 55 anos e sempre ligado ao clube de alguma maneira, Thon é mais uma cria do clube, começando nos juvenis em 1980, porém o meio-campista se destacou tanto que o Bayern levou em 88, seis anos mais tarde retornou para Gelsenkirchen até encerrar a carreira em 2002. Claro que um jogador desse quilate teria títulos. Campeão do mundo em 90 pela Alemanha, Copa da Uefa em 96/97 e o bi da DFB-Pokal em 00/01 e 01/02.

Meio campo: Marc Wilmots
Dono de uma extrema habilidade, o belga Marc Wilmots é um dos maiores jogadores tanto da Bélgica como do Schalke 04. Chegando ao clube alemão em uma transferência com o Standard Liége, o meia já chegou com pé quente em 96/97, ano do título da Copa Uefa. Sua saída do S04 foi ao fim da temporada 00/01, mas como todo bom filho a casa torna, voltou a Gelsenkirchen na temporada seguinte para levantar a Taça da Alemanha. Com 178 jogos, 38 gols e 19 assistências, Wilmots sempre estará nos corações dos azuis reais.

Meio campo: Jefferson Farfán
Conhecido do público sul-americano, o ótimo Jefferson Farfán está no panteão dos atletas que jogaram no S04. Desde cedo tratado como uma promessa do futebol peruano, Farfán logo trocou o Alianza Lima pelo PSV. Quatro anos depois sua vida mudou. Chegando aos mineiros por 10 milhões de euros, deixou um legado no clube. Com mais de 200 jogos, 53 tentos, 69 assistências e a conquista da DFB-Pokal de 11/12, podemos afirmar que na maioria das listas de melhores jogadores do clube seu nome estará. O atleta com 37 anos continua na ativa, atuando pelo clube que o revelou.

Atacante: Stan Libuda
Mais um que bebeu da fonte das categorias de base do gigante alemão. Stan Libuda deixou sua marca no clube nos anos 60 e 70, com breves passagens por Borussia Dortmund e Strasbourg, mas sempre retornando à casa onde foi formado e campeão, já que estava no elenco da conquista da Copa da Alemanha em 1971. As marcas de Libuda no S04 são de 255 jogos, 35 gols e 32 assistências. Infelizmente, o atacante nos deixou em 1996, aos 52 anos.

Atacante: Ernst Kuzorra
Um jogador que passou 30 anos no clube não pode ficar de fora. Este é o caso de Ernst Kuzorra, mais um nascido na cidade que atuou contando categoria de base e equipe profissional de 1920 até 1950. Levantando a National Westfalen (Copa da região da Vestfália, já que não tinha um campeonato nacional à época), em 43/44. Levando em consideração o período em que jogou pelo S04, onde não havia muitas partidas, Kuzorra atuou 29 vezes, marcando 15 gols. Viveu até 1990, falecendo aos 84 anos.

Atacante: Raúl González
Para fechar a lista um jogador que fez muitos de vocês torcerem para o Schalke 04. Raúl González, atacante espanhol, ídolo ou melhor, lenda do Real Madrid também deixou seu nome marcado em Gelsenkirchen. A contratação oriunda do clube espanhol foi marcante para os azuis reais, já que estava chegando para a temporada 10/11 um dos maiores artilheiros da história da Espanha e da Champions League. Mesmo atuando somente duas temporadas, Raúl tem marcas impressionantes. Uma DFB-Pokal e uma Supertaça da Alemanha, 98 jogos, 40 gols e 21 assistências. Uma verdadeira lenda.
Menções honrosas: Jorg Böhme, Huntelaar, Klaus Fischer, Andreas Müller, Nemec, entre outros tantos gigantes que atuaram em nosso clube.
Curtiram a lista dos 11 maiores jogadores do Schalke 04? Vale ressaltar que como toda lista pode haver nomes que uns concordem e outros não, se na sua opinião faltou um nome deixe nos comentários.
Comments