Radar dos emprestados - Como vão os atletas cedidos pelo Schalke 04 ao redor do mundo?
- Schalke 04 Brasil
- 16 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de fev. de 2023

Reprodução: Internet
Com a pausa da 2.Bundesliga em decorrência das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, o Schalke 04 tem um bom tempo para descansar e focar para o restante da temporada. O clube, que está ocupando a quinta posição com 22 pontos - 4 pontos atrás do líder St. Pauli - precisa de concentração e futebol alinhados para alcançar o objetivo máximo de 2021/22: retornar à elite do futebol alemão. Mas alguns jogadores que pertencem aos azuis reais estão emprestados a outros clubes e não poderão ajudar na árdua caminhada rumo à Bundesliga. Pensando nisso, vamos trazer aqui a situação dos jogadores que nesta temporada foram cedidos em forma de empréstimo a outras agremiações.
Começamos a lista com Levent Mercan, meia ofensivo que atualmente joga pelo clube turco, Faith Karagümrük, da Süper Lig (primeira divisão turca). O jovem de 20 anos, que foi emprestado com opção de compra, tem duas atuações pelo clube sem grande destaque. O contrato de empréstimo vai até o dia 30/06/2022.
Outro jogador do Schalke 04 cedido está jogando também a 2.Bundesliga. Estamos falando de Nassim Boujellab, atleta de 22 anos que está em atuação pelo Ingolstadt 04. Entrando em campo em 8 partidas, o meia central até agora teve uma passagem discreta pelo clube. Sempre entrando ao decorrer das partidas e com um cartão amarelo, o jogador tem um total de 193 minutos em campo.
O lateral esquerdo, Hamza Mendyl, emprestado ao Gaziantep FK, vem com bons números na primeira divisão turca. Disputou 8 jogos, sendo 5 como titular e marcando um gol. Um problema do atleta é a grande quantidade de cartões amarelos, já levou 4 e ficou suspenso por uma partida.
Agora vamos falar um pouco de uma das grandes joias do Schalke 04. Trata-se do promissor Rabbi Matondo, ponta direita, de 21 anos, que defende o Cercle Brügge, da Bélgica. Seu início pelo clube foi um pouco difícil por causa de uma lesão no joelho, porém, das 8 partidas que ele estava em condições, 6 entrou como titular da equipe pela Jupiler Pro League (Campeonato belga) e Beker van Belgie (Copa da Bélgica). Matondo que tem um gol e um cartão amarelo pelo clube, tem seu empréstimo com opção de compra.
Mais um jogador emprestado é o meia ofensivo Amine Harit. Jogando pelo Olympique de Marselha e treinado por Jorge Sampaoli, o meia ofensivo disputou, até aqui, a Ligue 1 e a Europa League, com 9 participações, 4 delas como titular. Com 1 gol e uma assistência, o jogador de 24 anos vem se destacando por suas atuações. Seu contrato se encerra em 30/06/2022.
Can Bozdogan é mais um atleta que o time de Gelsenkirchen emprestou para o futebol da Turquia. Cedido ao Besiktas, o meia central além de jogar a Süper Lig, também atua na Champions League. Participando de 5 jogos, sendo dois como titular, tem um rendimento mediano e soma um cartão amarelo pela equipe alvinegra. Seu contrato é de empréstimo com opção de compra.
Por fim, a lista se encerra com o atleta de maior visualização atual. O zagueiro Ozan Kabak, que na última temporada esteve emprestado ao Liverpool, atualmente está cedido ao Norwich City, onde já atuou em 6 jogos, com 2 cartões amarelos na conta. O turco foi titular em todas as partidas que entrou na cancha. Conversando com os amigos do @NorwichCityFCBR, perfil no Twitter ligado aos canários, eles relatam o que falta para Kabak deslanchar. “É um bom jogador, mas ainda precisa acertar mais o timing da Premier League”.
Os fãs brasileiros do clube inglês também destacam faltas bobas, um pouco de impaciência e talvez ‘malandragem’ do zagueiro. Mas salientam que "fisicamente é um ótimo zagueiro, bom ímpeto em campo e se impõe aos atacantes. Mas é aquilo, técnica vence intimidação e falta a Kabak se desenvolver mais para evitar cartões e acertar o timing de quando ou onde cometer faltas — teoricamente — quando necessárias”.
Todas as informações foram retiradas de: https://www.transfermarkt.com.br e do perfil @NorwichCityFCBR.
Gostei muito desse feedback sobre nossos atletas. Permite refletir quem de fato pode vir a contribuir para o S04 em oportunidades futuras.