Estádio do Schalke 04 é considerado o 8º melhor do mundo, segundo especialistas.
- Enrico Olaia
- 6 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Arena de Gelsenkirchen está na primeira prateleira, tendo desbancado nomes como Anfield, Old Trafford e Wanda Metropolitano.
Quando o assunto é estádio, nosso clube dá um show à parte. A Veltins-Arena, erguida em 2001 com o título de primeiro e único estádio alemão a ser construído sem dinheiro público, foi eleita como a sétima melhor arena de futebol do mundo, em um estudo desenvolvido pela Brand Finance em parceria com a Buro Happold. A vasta pesquisa das empresas durou cerca de 10 meses, sendo publicada no fim do último mês de junho.
Os critérios utilizados para avaliação foram separados em três categorias, sendo elas: Experiência, Receita e Impacto.
No quesito Experiência, pontuou-se a influência do estádio e de seus arredores, com base na experiência de um fã que acompanhe mais da metade das partidas do clube em um dia de jogo. As medidas foram avaliadas em relação à experiência interna, incluindo características relacionadas à nitidez visual e ao som no estádio e à experiência externa, que inclui métricas como a proximidade do torcedor com o campo propriamente dito e o número de pontos de venda de alimentos e bebidas nas proximidades dos assentos. A classificação também é responsável por recursos experimentais, como telões nos setores norte e/ou sul, disponibilização de Wi-Fi e desempenho da segurança. Na tabela de pontuação em Experiência, o Schalke 04 ocupou a 7ª colocação.

No quesito Receita, pontua-se o potencial de geração de receita do estádio, abrangendo os dias de jogos, as receitas comerciais (mercadoria comercializada na parte interna) e de transmissão. Isso também é selecionado pela combinação de várias medidas, como a receita gerada por fã, uma avaliação do "status de destino" (quão atraente é o estádio para um fã considerado “neutro” visitar, de dentro do mesmo país ou de outro lugar), a classificação das instalações do estádio, feita anualmente pela UEFA e a flexibilidade do local para organizar eventos que não sejam de cunho futebolístico. Em tal item, a Veltins-Arena se fez presente na 8ª posição no ranking geral.

Por fim, o quesito Impacto avaliou a influência potencial do estádio no que acontece dentro do campo - em outras palavras, como o estádio pode colaborar para produzir o efeito do '12º jogador'. Isso é avaliado pela medição de sistemas relacionados ao tamanho, formato e som do estádio. O som, por exemplo, é quantificado através de um script computacional que prevê o nível, em decibéis, nos locais designados. Assim, por exemplo, o nível médio de dB encontrado na marca do pênalti do campo em que o time da casa está atacando no 2º tempo é utilizado para avaliar a influência da torcida na equipe nos últimos dez minutos de jogo, considerados cruciais para uma partida de futebol. Em Impacto, a arena do Schalke não teve um bom desempenho, ficando apenas na 18ª colocação na tabela.

Sendo assim, para obter estatisticamente o resultado acerca do estudo sobre o melhor estádio do mundo, realiza-se uma média geral a partir da soma da pontuação dos estádios em cada um dos três referidos quesitos, equação que originou a formação da tabela abaixo:

Ocupando a 8ª posição no ranking geral, a Veltins-Arena foi eleita como um dos melhores estádios do mundo segundo a pesquisa, que levou em conta diversos fatores, qualitativos e quantitativos, para uma determinação precisa sob a análise dos palcos que sediam, hoje, a execução do esporte mais popular do mundo.
Comments